O Museu do Videogame Itinerante, que permite aos visitantes relembrar games e consoles antigos e jogá-los, assim como conhecer os últimos lançamentos, tudo de forma gratuita, é a aposta mais recente do Internacional Shopping, em Guarulhos, na Grande São Paulo, para se consolidar como um centro de entretenimento e lazer.
A atração está disponível no empreendimento, administrado pela Gazit Brasil, até o dia 21 de julho. O shopping conta com 390 lojas, entre elas 17 âncoras, e atrações fixas de lazer como o NeoGeo Family Parque, um dos maiores parques de entretenimento indoor do Brasil, com mais de 4.500 m², e o Bolix, com 24 pistas de boliche.
O Museu do Videogame Itinerante tem atraído jovens e adultos nostálgicos com atividades interativas. Entre as principais atrações, destacam-se os jogos interativos, concursos de cosplay, simuladores de corrida e uma grande coleção de consoles antigos.
A ideia é juntar diferentes gerações, experienciando formatos clássicos e propostas que desenharam a história do videogame até as opções de hoje. “Nossa missão é oferecer aos nossos clientes experiências marcantes. A exposição do Museu do Videogame é uma oportunidade de proporcionar entretenimento de qualidade e gratuito, atraindo visitantes de todas as idades e consolidando nossa posição como um centro de entretenimento e lazer”, afirma a gerente de Marketing do Internacional Shopping, Débora Viana.
Do Atari ao PS5
O evento ocupa um espaço de 700 m² e apresenta uma jornada cronológica fascinante pelos últimos 42 anos dos videogames. São mais de 350 consoles em exibição, desde o pioneiro Magnavox Odyssey e Atari até o moderno PS5.
“É a oportunidade de conhecer e jogar mais de 50 anos de história dos videogames. É um evento totalmente inclusivo que traz história, conhecimento e informação aliados a muita diversão”, comenta o organizador da exposição, Cleidson Lima. “É uma celebração da tecnologia e da nostalgia, tudo em um só lugar.”
O Museu do Videogame traz também uma recriação nostálgica de arcades e consoles icônicos, oferecendo a chance de reviver momentos mágicos da infância. Para os entusiastas das novas tecnologias, há demonstrações de realidade virtual e jogos em nuvem, mostrando as tendências que moldarão o futuro dos jogos eletrônicos.
Os visitantes também poderão participar de um concurso de cosplay, palco de dança e simuladores de corrida, atividades que certamente agregarão emoção e diversão ao evento. “O Museu do Videogame desperta a nostalgia, a alegria de poder recordar e jogar meus jogos de infância, além de lembrar momentos que vivi”, diz a fã Isabella Garcia Cifoni, de 34 anos.
O Brasil tem visto um crescimento significativo no número de fãs de videogames nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Newzoo, o país ocupa a 13ª posição no ranking mundial de receitas do mercado de games. Além disso, um estudo da Pesquisa Game Brasil (PGB) revela que 73,4% da população brasileira joga algum tipo de jogo eletrônico.
“Em 2023, o Museu do Videogame Itinerante esteve no Internacional Shopping e, durante os 16 dias, levou mais de 100 mil visitantes. Desta vez, estaremos com ainda mais videogames e aguardamos um público ainda maior”, afirma Cleidson Lima.
Imagem: Divulgação