A Starbucks nomeou Brian Niccol presidente e CEO na terça-feira em meio a crescentes preocupações com vendas e crescente interesse de investidores ativistas.
Laxman Narasimhan, que está no cargo há apenas 16 meses, está deixando seu cargo imediatamente. Rachel Ruggeri, diretora financeira da Starbucks, assumirá como presidente-executiva interina pelo próximo mês.
Niccol, atualmente CEO da Chipotle Mexican Grill, assumirá o comando da Starbucks em 9 de setembro.
Com Niccol, a Starbucks obtém indiscutivelmente o maior nome entre os executivos do setor, alguém experiente em superar desafios difíceis. Niccol foi nomeado CEO da Chipotle em 2018 e ajudou a estabilizar a rede enquanto ela lutava para se recuperar após uma série de problemas de segurança alimentar que começaram em 2015.
“Sua carreira fenomenal fala por si”, disse Mellody Hobson, presidente do conselho da Starbucks, que se tornará diretora independente líder como parte da contratação de Niccol, em um comunicado. “Brian é um portador de cultura que traz uma riqueza de experiência e um histórico comprovado impulsionando inovação e crescimento.”
A Chipotle reconheceu na terça-feira a saída de Niccol e disse que Scott Boatwright, que era diretor de operações desde 2017, assumirá como CEO interino da rede. Jack Hartung, que está se aposentando da Chipotle no ano que vem, permanecerá na rede mexicana de fast-casual como presidente de estratégia, finanças e cadeia de suprimentos “para garantir uma transição suave”.
A notícia fez as ações da Starbucks subirem mais de 12% nas negociações de pré-mercado na terça-feira. As ações da Chipotle caíram 8%.
Niccol assume a Starbucks em um dos momentos mais cruciais de sua história. A rede desenvolveu um grande plano de reinvenção para melhorar as operações em 2022 e então nomeou Narasimhan CEO. O ex-presidente-executivo da fabricante de Lysol Reckitt passou seis meses em uma “imersão” antes de assumir o cargo principal.
Mas seu mandato se tornou tênue antes do final de 2023, quando as vendas caíram drasticamente e vários esforços, incluindo a primeira oferta de valor real da rede, juntamente com linhas de bebidas populares como suas bebidas Lavender, não conseguiram revertê-las.
Com as ações da Starbucks definhando e o ex-CEO Howard Schultz oferecendo sua própria opinião sobre os problemas da empresa, investidores ativistas começaram a pairar sobre a cabeça. A Elliott Management e, supostamente, a Starboard Value adquiriram participações na empresa.
Ainda assim, a Starbucks é a segunda maior rede de restaurantes do país e um dos maiores nomes do setor. “Há muito tempo admiro a marca icônica da Starbucks, a cultura única e o compromisso de aprimorar as conexões humanas em todo o mundo”, disse Niccol em um comunicado.
Niccol era o CEO da Taco Bell antes de assumir a Chipotle. Sob sua liderança, a rede de burritos reformulou a estrutura corporativa, até mesmo mudando sua sede para a Califórnia. A empresa reformulou o marketing, o que ajudou a impulsionar um forte crescimento nas vendas, incluindo um crescimento de 11% nas vendas nas mesmas lojas no segundo trimestre. As vendas nas mesmas lojas da Starbucks caíram 2% no mesmo período.
Com informações de Restaurant Business.
Imagem: Divulgação