Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

No centro de tudo, o Omniconsumidor-Cidadão 5.1

Momentum nº 930

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
13 de setembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
No centro de tudo, o Omniconsumidor-Cidadão 5.1

No fundo é uma abstração e quase inconsequente simplificação. Imaginar que possa existir um Omniconsumidor-Cidadão 5.1 num mundo tão diverso, desigual, volátil e em intensa e profunda mudança.

Mas é possível identificar elementos comuns presentes no comportamento dos consumidores-cidadãos que emergem como resultado da chamada Sociedade 5.0, conceito que nasceu no Japão em 2016 para caracterizar um novo estágio evolutivo, aquele pós-Sociedade da Informação, impactado pelos valores emergentes nesse novo ciclo e com especial ênfase em diversidade e desigualdade e, de forma adicional, na sua vertente .1, alterado pelas transformações de toda ordem impostas pela pandemia global da covid-19.

Daí a liberdade, com alguma abstração de pensarmos no Omniconsumidor-Cidadão 5.1, aquele que de fato está no centro de todas as transformações que acontecem na própria sociedade, nos negócios, no varejo e no consumo, este sim, espectro de nossa análise mais aprofundada.

Esse Omniconsumidor-Cidadão 5.1 estará no epicentro de todos os debates e discussões que teremos durante o Latam Retail Show que se inicia nesta semana pelas vozes dos 220 palestrantes e debatedores, nacionais e internacionais, em 82 horas de conteúdo em até 5 palcos compartilhados e também, uma preciosa contribuição, nos resultados das duas pesquisas inéditas e exclusivas.

A primeira realizada pela Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado do Ecossistema Gouvêa, realizada neste mês com consumidores de 14 países da América Latina e com um aprofundamento relevante na realidade brasileira, discutindo exatamente o perfil e o comportamento dos omniconsumidores frente ao conceito Sociedade 5.0. Seus valores, crenças, atitudes, tendências e expectativas ligadas à sociedade, ao consumo e ao varejo de diversos setores. Trabalho precursor foi apresentado no Global Retail Show de setembro do ano passado e agora é ampliado, avaliando a evolução no período.

Outro estudo, realizado e apresentado pelo Grupo Globo especialmente para o evento, vai mostrar como o comportamento por categorias de produtos e serviços está alterado ao final do ciclo mais dramático da pandemia e diante da perspectiva de retomada do consumo.

Na realidade anterior à Sociedade 5.0, o consumidor já estava mais diverso em seu comportamento, moldado pelo aumento significativo e exponencial da oferta de produtos, categorias, marcas e opções de serviços e soluções, a ponto de se ter criado o dilema da escolha.

Esse processo se ampliou com o tempo pela continuidade do aumento da oferta e se tornou ainda mais relevante pela expansão das opções de conhecimento e informação sobre essa realidade, proporcionada pela multiplicação dos meios de comunicação e pela interatividade gerada pelo digital e as redes sociais, criando um nível de consciência, conhecimento e opção de manifestação de opinião e preferência sem limites. Isso em boa parte moldou o comportamento da Sociedade 5.0, exigindo muito mais atenção às questões da desigualdade e diversidade.

O isolamento parcial dos primeiros tempos da pandemia exacerbou o espaço e o tempo para o acesso ainda maior às redes e ao digital e, passada a fase inicial mais crítica, novos hábitos foram incorporados e passaram a fazer parte do comportamento emergente, exacerbando a situação anterior e justificando a evolução 5.1.

O aumento do tempo individual de acesso ao digital e às redes sociais, além do forte crescimento da participação das vendas pelo e-commerce, são claros indicativos desse processo.

Mas, se do lado do consumo é mais fácil avaliar e medir essa evolução, na dimensão cidadão – outra vertente fundamental – também é real uma profunda mudança com novas e mais incisivas atitudes das marcas, das empresas e dos negócios, compromissos mais consistentes e demonstráveis, atenção a causas maiores que envolvem esforços para redução da desigualdade e dos danos ao meio ambiente e com os temas ligados à governança.

Esse é o vetor cidadão 5.1, que emerge do período também transformado em seus graus de informação, interação, consciência e expectativas. E disposto a se manifestar de forma contundente, pública ou circunstancialmente, em defesa do que acredita e demanda.

Se é real que pensarmos num Omniconsumidor-Cidadão 5.1 pode parecer uma excessiva simplificação, é inegável também que a consciência, o estudo, a mensuração e a avaliação dessa emergente realidade é fator crítico para o repensar de nossos negócios, marcas, produtos, serviços, soluções, canais e, principalmente, valores e atitudes como empresários, profissionais e pessoas.

Como todo processo evolutivo, não necessariamente a resultante é melhor em todos os aspectos.

Os benefícios, a consciência, os aprendizados, as evoluções e os aperfeiçoamentos respondem pelo lado positivo, mas, ao mesmo tempo, a concentração, a ampliação da desigualdade, os danos ambientais e outros elementos são efeitos colaterais nocivos.

Agir para potencializar os positivos e minimizar os negativos é cada vez mais uma atitude cobrada das lideranças de qualquer setor ou negócio. E devemos ter consciência de que seremos cada vez mais cobrados pelo nosso legado individual e coletivo.

Durante o Latam Retail Show virtual, de 14 a 16 de setembro (clique aqui para se inscrever), ocorrerá ampla discussão sobre as transformações que a realidade global e local vivenciam por conta das mudanças geradas na Sociedade 5.0 e sua evolução 5.1 no varejo e no consumo pós-pandemia e seus impactos nos negócios e no mercado.

Uma imperdível imersão na realidade do presente e na visão do futuro.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Envato

Postagem anterior

Aumenta o número de empresas que investem em certificação da logística reversa

Próxima Postagem

Gerando Falcões lança misto de loja e escola em shopping de São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Gerando Falcões lança loja-escola com bazar em shopping de São Paulo

Gerando Falcões lança misto de loja e escola em shopping de São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.