Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que acontece com os shoppings quando as coisas que compramos já não são coisas?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
13 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas nos shoppings estão abaixo do esperado, diz presidente da Abrasce

Cerca de 10 anos atrás tomei uma decisão drástica — e muito difícil. Digitalizei minha vasta coleção de música e presenteei minhas três sobrinhas mais velhas com meus velhos CDs, no Natal. Não fazia mais sentido guardar dezenas de caixinhas de plástico, com seus discos metálicos. Afinal, naquela época eu já escutava música exclusivamente no iTunes do computador ou nos meus adorados iPods.

Por apego emocional, confesso, demorei mais tempo do que deveria para cumprir a profecia de Nicholas Negroponte, então professor do MIT, que previu, em 1995, o fenômeno da digitalização da economia.

No livro “A vida digital” (o título em inglês é ainda mais significativo: “Being Digital”), Negroponte afirmou, com coragem e certeza assustadoras, que a maioria das coisas passaria de átomos (físico) para bits (digital). Avisou ainda que o consumo de informação, restrito a jornais, revistas, livros e mensagens impressas, passaria por uma revolução e que poderíamos nos informar em qualquer tempo e lugar. E que esse movimento seria tão inevitável quanto duradouro. Em bom português: seria um caminho sem volta.

Acertou na mosca.

Não demorou para que o avanço digital se estendesse do campo da informação a outros setores, como o da música, arrastando na enxurrada lojas memoráveis. Mas a desmaterialização não foi o único movimento que contribuiu para que as coisas que consumimos não sejam coisas, como antes. Estamos todos assistindo a um progressivo processo de “servicialização”. Tarefas que cumpríamos com ajuda de produtos adquiridos em lojas, hoje terceirizamos.

Quer exemplos? Vamos lá então.

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), havia no Brasil, ano passado, algo como 1,2 milhão de pessoas trabalhando como motoristas de aplicativos e taxistas. Parte dos consumidores trocou o carro novo pelo Uber, 99 e táxis comuns. E não para por aí. Em vez de comprar música, assinamos serviços de streaming. Entre cozinhar em casa e pedir comida, escolhemos o delivery. As lavanderias da Omo em condomínios fazem com que máquinas de lavar sejam menos essenciais. Quando pensamos na substituição de produtos por serviços, a lista é longa.

Vale lembrar ainda que novas gerações demonstram claramente a preferência por usufruir em lugar de possuir. Sem falar no fascínio da garotada pelos chamados não-objetos, como roupas de marca para avatares, tênis virtuais e outras modernidades que não podem ser vendidas em lojas físicas.

Diante dessa realidade, é claro que o mix de lojas dos shoppings precisa se ajustar. Operações de serviços, alimentação e entretenimento seguirão crescendo. Lojas medianas, orientadas apenas para venda de produtos, perderão espaço. E os melhores lojistas acrescentarão serviços às suas ofertas, tanto para atrair clientes quanto para ampliar receitas.

A necessária adequação de mix e a crescente participação do online nas vendas das lojas afetarão a capacidade dos shoppings de arrecadar o mesmo volume de aluguel de antes. Por isso, criar fontes de receita, a partir da geração de fluxo qualificado e identificado de clientes, será ainda mais essencial.

Resumindo: sabe o que acontece com os shoppings, quando as coisas que compramos deixam de ser coisas? Eles assumem de vez uma nova identidade. Abandonam a velha ideia de serem centros de compras e passam a conectar quem quer comprar a quem quer vender. E não apenas dentro de lojas. É isso aí, quem viver, verá.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Frango Assado renova marca e investe em experiência digital do cliente

Próxima Postagem

Brasileiro usa cada vez mais o celular para fazer compras no e-commerce

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Black Friday

Brasileiro usa cada vez mais o celular para fazer compras no e-commerce

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.