A Nespresso e a Natura Ekos, ambas certificadas como Empresas B, fizeram uma parceria que transforma cápsulas de café recicladas em embalagens para cosméticos. As bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha, um dos produtos mais vendidos da Natura, agora serão fabricadas com alumínio reciclado das cápsulas de café Nespresso. O lançamento do primeiro lote será no dia 28 de outubro, em celebração ao Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio.
O projeto aproveita mais de duas toneladas de cápsulas recicladas por ano, com 10% das bisnagas sendo feitas a partir do alumínio dessas cápsulas. O objetivo das empresas é expandir essa porcentagem e incluir outras embalagens de produtos Ekos nesse processo.
“Nossas cápsulas já são compostas por 80% alumínio reciclado e oferecemos aos nossos consumidores ao menos uma forma de reciclá-las. Estamos sempre buscando novas maneiras de contribuir para uma cadeia que respeite ainda mais o meio ambiente e as comunidades. Quando nos unimos à Natura, mostramos como a criatividade e inovação, transformam desafios socioambientais em oportunidades para gerar impacto positivo”, afirma Mariana Marcussi, diretora de Marketing da Nespresso Brasil.
Projeto completo em circularidade
Além da utilização de cápsulas recicladas nas embalagens, a parceria também abre as portas das 34 boutiques Nespresso em todo Brasil para a coleta e destinação adequadas dos produtos Natura Ekos que utilizam embalagens de alumínio.
“Também já estamos trabalhando para que os mais de 400 pontos de coleta Nespresso no país tenham capacidade de receber e dar uma segunda vida aos produtos das duas marcas”, conta Mariana.
Tanto as bisnagas quanto as cápsulas coletadas serão enviadas para o Centro de Reciclagem da Nespresso, no município de Osasco, em São Paulo. Nesse processo, a borra do café Nespresso é mecanicamente separada do alumínio e reaproveitada para a produção de compostos orgânicos por meio do projeto Nespresso Hortas, enquanto o alumínio volta para a cadeia siderúrgica e se transforma em novos objetos.
Essa colaboração responde ao crescente interesse dos consumidores por práticas de consumo consciente e sustentável. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos brasileiros já adotam hábitos de consumo sustentável, como a separação de lixo para reciclagem e a escolha de empresas com responsabilidade socioambiental.
Imagem: Divulgação