Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A crise da competência?

Redação de Redação
13 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jéssica Costa*

Que a crise mudou os hábitos de compra já sabemos! Que os consumidores estão menos fiéis à marca, que passaram a garimpar produtos e oportunidades, que estão mais exigentes e que, além de tudo isso, possuem um celular que os permitem buscar em poucos segundos as melhores alternativas, também já estamos cansados de saber.

Taxa de conversão caindo, venda por m² despencando e ticket médio mais baixo! Essa é a realidade no mercado. Perspectivas de um Natal ruim e um 2016 para lá de desafiador.


Leia também:
–NRF Retail’s Big Show – O evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo
–Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail’s Big Show 2016 

Com todo esse cenário mapeado e assumindo que o cliente se tornou um “bem escasso” dentro da loja (física ou virtual), porque nosso varejo está demorando tanto para tratá-lo como um rei?

Quando comparamos a confiança do consumidor brasileiro a consumidores de outros países percebemos que os brasileiros precisam ser “reconquistados”.

Nesta semana, mais precisamente no dia 11/11 foi comemorado o Dia dos Solteiros, na China. Esta data por lá se tornou um fenômeno comercial. Um evento que tem campanhas de marketing direcionadas e bem focadas e que vende tudo que se propõe com grandes descontos. Para termos uma ideia, nesta data em 2014 o Alibaba vendeu mais de U$1 bilhão em produtos nos primeiros três minutos da campanha promocional (43% das transações totais foram realizadas por meio de dispositivos móveis).

O resultado de 2015 foi ainda mais surpreendente: o Alibaba divulgou ontem, 12/11, o crescimento de 54% nas vendas em relação ao Dia do Solteiro de 2014.

No Brasil, de 2013 para 2014, as vendas eletrônicas na Black Friday cresceram 51% e para este ano há uma previsão de crescimento entre 20% e 30%. Mas, com as vendas, também cresceram, na mesma proporção o número de reclamações de clientes que tiveram problemas no recebimento de seus produtos (dos quais eu infelizmente faço parte!).

Então, podemos entender que além do nosso varejo não absorver a essência da Black Friday, dando descontos muitas vezes pouco representativos e fazendo o evento em diversas épocas do ano, distorcendo assim sua proposta original, o varejo não se prepara para atender o crescimento de vendas e causa no consumidor a sensação que já não aguentamos mais, a da “black fraude”. O consumidor não tolera mais o baixo nível de serviço.
Apesar de tudo isso, há uma expectativa que a Black Friday seja mais forte que o Natal esse ano aqui no Brasil.

Tanto pelos varejistas, que estão com estoque alto, quanto pelos consumidores, que estão novamente acreditando nesta data. Em algumas categorias, linha branca por exemplo, que é uma compra mais planejada, os consumidores estão esperando a data para comprar.

Contudo, enquanto as grandes redes ainda sentem dificuldade em performar um atendimento diferenciado, personalizado e encantador, apesar de toda a tecnologia e informação disponível, o varejo de bairro vai ganhando espaço e se fortalecendo. Afinal, ele tem mais facilidade em entender o comportamento do consumidor alvo e com isso as ações não ficam dispersas.

Enfim, que venham a Black Friday e o Natal!!! E com eles, um melhor sortimento, menor ruptura, mais gentileza e simpatia e que nós, consumidores, sejamos tratados com respeito e no limite com muito encantamento e satisfação! Está aí o grande desafio do varejo neste período tão importante!

*Jéssica Costa ([email protected]) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

Postagem anterior

Conveniência ampliada – dê a eles o que eles querem

Próxima Postagem

Sinceridade ou sincericídio?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Sinceridade ou sincericídio?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.