Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A crise da competência?

Redação de Redação
13 de novembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jéssica Costa*

Que a crise mudou os hábitos de compra já sabemos! Que os consumidores estão menos fiéis à marca, que passaram a garimpar produtos e oportunidades, que estão mais exigentes e que, além de tudo isso, possuem um celular que os permitem buscar em poucos segundos as melhores alternativas, também já estamos cansados de saber.

Taxa de conversão caindo, venda por m² despencando e ticket médio mais baixo! Essa é a realidade no mercado. Perspectivas de um Natal ruim e um 2016 para lá de desafiador.


Leia também:
–NRF Retail’s Big Show – O evento mais esperado pelo varejo de todo o mundo
–Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail’s Big Show 2016 

Com todo esse cenário mapeado e assumindo que o cliente se tornou um “bem escasso” dentro da loja (física ou virtual), porque nosso varejo está demorando tanto para tratá-lo como um rei?

Quando comparamos a confiança do consumidor brasileiro a consumidores de outros países percebemos que os brasileiros precisam ser “reconquistados”.

Nesta semana, mais precisamente no dia 11/11 foi comemorado o Dia dos Solteiros, na China. Esta data por lá se tornou um fenômeno comercial. Um evento que tem campanhas de marketing direcionadas e bem focadas e que vende tudo que se propõe com grandes descontos. Para termos uma ideia, nesta data em 2014 o Alibaba vendeu mais de U$1 bilhão em produtos nos primeiros três minutos da campanha promocional (43% das transações totais foram realizadas por meio de dispositivos móveis).

O resultado de 2015 foi ainda mais surpreendente: o Alibaba divulgou ontem, 12/11, o crescimento de 54% nas vendas em relação ao Dia do Solteiro de 2014.

No Brasil, de 2013 para 2014, as vendas eletrônicas na Black Friday cresceram 51% e para este ano há uma previsão de crescimento entre 20% e 30%. Mas, com as vendas, também cresceram, na mesma proporção o número de reclamações de clientes que tiveram problemas no recebimento de seus produtos (dos quais eu infelizmente faço parte!).

Então, podemos entender que além do nosso varejo não absorver a essência da Black Friday, dando descontos muitas vezes pouco representativos e fazendo o evento em diversas épocas do ano, distorcendo assim sua proposta original, o varejo não se prepara para atender o crescimento de vendas e causa no consumidor a sensação que já não aguentamos mais, a da “black fraude”. O consumidor não tolera mais o baixo nível de serviço.
Apesar de tudo isso, há uma expectativa que a Black Friday seja mais forte que o Natal esse ano aqui no Brasil.

Tanto pelos varejistas, que estão com estoque alto, quanto pelos consumidores, que estão novamente acreditando nesta data. Em algumas categorias, linha branca por exemplo, que é uma compra mais planejada, os consumidores estão esperando a data para comprar.

Contudo, enquanto as grandes redes ainda sentem dificuldade em performar um atendimento diferenciado, personalizado e encantador, apesar de toda a tecnologia e informação disponível, o varejo de bairro vai ganhando espaço e se fortalecendo. Afinal, ele tem mais facilidade em entender o comportamento do consumidor alvo e com isso as ações não ficam dispersas.

Enfim, que venham a Black Friday e o Natal!!! E com eles, um melhor sortimento, menor ruptura, mais gentileza e simpatia e que nós, consumidores, sejamos tratados com respeito e no limite com muito encantamento e satisfação! Está aí o grande desafio do varejo neste período tão importante!

*Jéssica Costa ([email protected]) é sócia e head de Consultoria na GS&AGR

Postagem anterior

Conveniência ampliada – dê a eles o que eles querem

Próxima Postagem

Sinceridade ou sincericídio?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Sinceridade ou sincericídio?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

Alpargatas tem lucro líquido consolidado de R$ 112,4 mi no 1º trimestre, alta de 356% em 1 ano

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.