Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A contínua reinvenção do ponto de venda

Jean Rebetez de Jean Rebetez
13 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A contínua reinvenção do ponto de venda

Impressionante a evolução do ponto de venda nestes últimos anos. Semana passada em Dubai, nos Emirados Árabes, tivemos o privilégio de realizar o nosso tour pelo varejo local e fomos recebidos pelo Carrefour do Mall of Emirates, um típico hipermercado, mas com muitas inovações.

Essa loja é uma das três que mais vendem na rede globalmente, totalizando algo com R$ 2 bilhões em receita anual. Na região, são mais de 17 lojas em diversos formatos.

Para ser ter uma ideia do que estamos falando, são 14.000 m² de área de vendas com 10.000 m² de área de apoio, recebendo mercadorias 24 horas por dia  e 7 dias por semana.

É seguramente a loja mais internacional do grupo, por localizar-se em Dubai, hub mundial de compras. Atende a um mercado multicultural constituído de 90% expatriados, com 200 diferentes idiomas, além da quantidade extraordinária de turistas que frequentam os Emirados Árabes Unidos e passam pelo mall.

Neste hipermercado, com seu formato box tradicional, diversas iniciativas e práticas inovadoras estão sendo aplicadas, com muitas frentes de automação visando produtividade da operação. E, falando em produtividade, o que nos chamou a atenção foi o Robô Tally, responsável por nada menos do que checar o planograma em tempo real de mais 40.000 SKU’s!

Ele identifica a falta de produto na prateleira tanto em profundidade quanto de largura na gôndola, preços alocados erroneamente e até mesmo auxilia na checagem de estoque das compras online que serão coletadas das prateleiras de loja. O robô passa em revista três vezes ao dia nessa imensa loja, apontando para os controladores onde e como intervir imediatamente.

Em termos de automação, além dos self-checkout, já muito explorado em nosso País, vimos também o scan & go. A pessoa faz toda a sua compra escaneando os produtos em um aparelho e ao final dela descarrega o que coletou em um self-checkout. Outras iniciativas também estão sendo testadas, como o carrinho autônomo para o delivery na casa do cliente atendendo o “last mile“.

Apesar de todas as iniciativas de automação vistas neste formato tradicional de loja, o que ainda chamou mais a atenção foi a presença marcante da indústria como parceira no chão de loja. Para se ter uma ideia, essa loja sozinha conta com mais de 350 promotores da indústria, de segmentos tradicionais, como eletroeletrônicos, até pet, malas e bagagens, store in store (loja Lego) e muito mais.

Na área de cosméticos, a indústria domina e dá show, desde a gestão de categorias até mesmo na comunicação, com os painéis digitais e apoio de promotoras e usos específicos, tornando o ambiente único e diferenciado. O mesmo ocorre na área de snacks e bebidas, onde o cross merchandising acontece fluidamente.

A comunicação visual da loja incorporando tecnologia é incrível. Na área de frutos do mar, nada menos do que um painel em LED de 25 metros de extensão provoca uma sensação única de frescor ao ambiente, literalmente mergulhando o consumidor em um mar azul.

A contínua reinvenção do ponto de venda

Como se isso tudo fosse usual, ainda temos um “real estate” dentro da loja, com ofertas de serviços e produtos oferecidos por parceiros, como restaurantes, loja de joias, farmácia, ilha de doces regionais, embutidos e queijos especiais, cafeteria com ampla seleção de cafés especiais e até mesmo um açougue premium.

Food as strategy

Em termos de foodservice, encontramos na loja uma relevante rotisseria com “meals to go” e até mesmo uma loja de conveniência na entrada do hiper, com ampla oferta de alimentos preparados e grab & go como chamariz para a loja principal. Na foto, o alimento como estratégia de geração de fluxo é o shawarma, atraindo grande atenção do público passante.

Essa experiência em Dubai, nos EAU, nos provou que, mesmo um formato de loja absolutamente tradicional – hipermercado -, muito conhecido em nosso País e que por aqui andou encolhendo, é capaz de se reinventar, se tornar um hub de parcerias, um exemplo de eficiência operacional e ir muito além da sua conhecida vocação.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagens: Divulgação e Jean Paul Rebetez

Postagem anterior

A evolução do gestor de tráfego

Próxima Postagem

Burger King inaugura unidade temporária no metaverso

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Burger King

Burger King inaugura unidade temporária no metaverso

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.