Desenvolvido pela Fundação Bunge, o projeto De Grão em Pão tem como objetivo capacitar profissionais de panificação, confeitaria e culinária para atuarem no segmento de padarias em São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE), onde a escassez de profissionais é um dos principais desafios.
Após 5 meses de aulas, a turma de São Paulo recebeu seus certificados, concluindo a formação de moradores das periferias da cidade. Além disso, em 5 de dezembro, a cerimônia foi realizada em Duque de Caxias e, no dia 7, em Recife.
Ao todo, 45 novos padeiros e confeiteiros receberam formação ministrada por chefs da Academia Bunge ao longo de uma programação que incluiu orientações sobre inteligência emocional, bem como aulas práticas e teóricas. Após a formatura, os graduados foram oferecidas oportunidades de trabalho nas padarias de suas regiões.
Durante o curso, os participantes receberam auxílio para transporte e alimentação, além de todo o material necessário para as aulas técnicas, que foram ministradas por chefs de cozinha.
Parcerias
Na capital paulista, a Rede Cidadã, a Harald Chocolates, o Instituto Gastronômico das Américas (IGA) e o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão) fazem parte das parcerias da Fundação Bunge para o projeto. São Paulo detém o maior número desses estabelecimentos no mundo, conforme informado pelo Sampapão, contando com 6 mil padarias na cidade. No estado, há mais de 10 mil vagas de emprego em aberto neste segmento.
Em Duque de Caxias, o trabalho é desenvolvido com a participação da Academia Bunge, Harald Chocolates, Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Rede Cidadã e Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan).
No Recife, o projeto De Grão em Pão conta com o apoio da Academia Bunge, Harald Chocolates, Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Rede Cidadã e entidades da panificação de Pernambuco AIPP/Sindipão. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil conta com mais de 80 mil padarias.
Qualificação profissional
O projeto De Grão em Pão oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para residentes de áreas periféricas nas disciplinas de panificação, culinária e confeitaria. Além disso, proporciona formação socioemocional, assistência para transporte e alimentação, uniformes e todo o material necessário para as aulas técnicas, ministradas por chefs de cozinha renomados.
Com uma duração de 12 meses, o projeto abrange etapas práticas, envolvendo interação com o mercado de panificação e confeitaria, uma cerimônia de formatura, orientação para inserção no mercado de trabalho e acompanhamento da carreira profissional, com mentoria fornecida pela Fundação Bunge.
Imagens: Divulgação