Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Latas em alta e garrafas em baixa neste verão

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
14 de janeiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Latas em alta e garrafas em baixa neste verão

O mercado de embalagem no País vive uma situação curiosa: enquanto o setor de produção de latas de alumínio disparou nos últimos anos e mira novas marcas positivas, potencializado no período de pandemia, a produção de garrafas de vidro enfrenta escassez na indústria e já tem reflexos nas prateleiras no começo de 2022.

O ramo de bebidas responde por uma enorme fatia da produção de garrafas e latas de alumínio no Brasil. Para entender essa situação antagônica vivida pelo setor de alumínios e de vidro, é preciso voltar um pouco no tempo e analisar o perfil do consumidor de bebida.

A covid-19 mudou completamente a maneira de consumir bebidas no País. Neste contexto, a lata se encaixou perfeitamente nessa mudança de hábito. Não à toa, a produção de latas de alumínio cresceu 7,3% em 2020, em plena crise sanitária, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Veja: no período de isolamento social, as pessoas passaram a consumir mais bebidas dentro de casa. A lata de alumínio é mais prática para esse tipo de consumo, com maior variedade de tamanhos e formatos. Já a bebida engarrafada costuma ser consumida fora de casa, como bares, restaurantes e casas noturnas, por mais de uma pessoa e não oferece tanta oferta de tamanhos quanto as latas.

Outro ponto que pesa favoravelmente para a latinha: ela tem maior aceitação e maior facilidade em termos de reciclabilidade. Em 2020, o Brasil atingiu a impressionante marca de 97,4% de latas recicladas, conforme dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABL) e da Abralatas, mantendo o Brasil entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas.

Isto corresponde a 391,5 mil toneladas, ou aproximadamente 31 bilhões de unidades. A previsão é de que no ano de 2021 manteremos o índice. Mais de 80% da produção de laminados de alumínio no Brasil é dedicada à produção de latas e tampas.

Ou seja, existe uma enorme cadeia de investimentos no País para que a lata seja utilizada e reutilizada, uma realidade ainda bem distante do setor de engarrafados. Vale ressaltar que a cadeia da reciclagem da lata de alumínio possui um alto impacto social, uma vez que há diversos centros de coleta, onde os coletores possuem melhores condições de trabalho, com um grande engajamento de toda a comunidade e iniciativas sociais, como o “Vá de Lata”, que incrementam ações para o uso da embalagem de alumínio.

O aumento na produção de latas permanecerá com essa mudança de consumo, tanto que o mercado atual de bebidas intensificou suas ações de vendas utilizando a lata de alumínio em marcas premium, o que ocorre com as grandes empresas cervejeiras e também as artesanais.

A baixa produção de vidro já era uma situação prevista e foi agravada muito em razão do sucesso da lata na pandemia. Toda a cadeia de insumos na fabricação de garrafas sofreu redução. Muitas empresas optaram por importar recursos na produção das embalagens de vidro, alternativa que se tornou ainda mais difícil em razão da alta do dólar.

O efeito dessa baixa produtividade trouxe consequências com a flexibilização da política de combate à pandemia. As indústrias não deram conta dos pedidos após a reabertura de bares e restaurantes.

A falta de vidro no mercado e o apelo sustentável da embalagem de alumínio criam esse contraste no ramo de embalagem e impulsionam o crescimento do mercado de alumínio para 2022, além de grandes investimentos por parte da indústria produtora de latas, que serão finalizados até 2023.

Anderson José Guerrero é gerente de Vendas do Departamento Metal Packaging da Henkel na América Latina.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Linha de produtos da rede Bob’s começará a ser vendida em condomínios e coworkings

Próxima Postagem

O que leva uma rede de franquias à excelência absoluta

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
O que leva uma rede de franquias à excelência absoluta

O que leva uma rede de franquias à excelência absoluta

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.