Todo franqueador quando começa a operar uma rede de franquias passa por alguns momentos de dúvida sobre o caminho que ela deve seguir. Num primeiro momento, o foco é em apoiar o franqueado a operar de forma que o negócio se sustente e comece a caminhar sozinho. Porém, conforme a rede vai crescendo, as preocupações se ampliam e passam por como fazer com que a rede atinja um nível de excelência máximo.
Foi pensando nisso que o Franchise Relationships Institute, maior consultoria do mundo em relações no franchising, liderado por Greg Nathan reconhecido como um guru do franchising e autor de best-sellers no sistema como o “Fator E” e “Parcerias Lucrativas” – ambos traduzidos com exclusividade para o mercado brasileiro pelo Grupo Bittencourt, desenvolveu o que chamou de a “Roda da Excelência do Franqueador”, com base em anos de pesquisa trabalhando com as maiores redes de franquia do mundo.
O modelo traz cinco pontos-chave para a conquista da excelência absoluta no franchising. Vou te contar um pouco sobre cada um deles:
- Recrutar franqueados de qualidade
Uma relação de franquia saudável começa com a seleção de candidatos que sejam aderentes ao perfil desenhado e que tenham expectativas realistas quanto à franquia. Além disso, devem ter a capacidade de conduzir um negócio lucrativo e ter a vontade de trabalhar de forma colaborativa com o franqueador. - Mentorar franqueados por performance
A necessidade de suporte dos franqueados muda ao longo do tempo conforme eles evoluem de empreendedores ingênuos a operadores experientes. Mentorar por performance envolve compartilhar ferramentas e informações relevantes e possíveis de serem colocadas em prática. - Escutar o feedback dos franqueados
Franqueados precisam se sentir respeitados, ainda mais se a franqueadora deseja que eles apoiem e cooperarem com suas estratégias e sistemas de trabalho. Uma escuta genuína do feedback que eles têm para oferecer é uma das mais poderosas formas de se demonstrar respeito. - Engajar os franqueados com a marca
Quando você concede uma franquia, você dá aos franqueados o uso do seu maior ativo, sua marca. Treinamentos constantes são essenciais para que eles apoiem o posicionamento da marca e como isso deve ser entregue ao mercado. - Liderar com credibilidade
Construir a credibilidade é a forma mais efetiva de liderança no franchising, uma vez que mostra o poder da influência e não do controle. Franqueadores que tentam liderar usando técnicas antigas de liderança ou ainda técnicas de controle estão condenados ao fracasso.
Aprender a desenvolver essas cinco capacidades fazem a diferença entre alcançar o sucesso ou o fracasso na rede. Essa mentalidade deve ser compartilhada com todos os executivos líderes do negócio, que devem conduzir cada um desses pilares com maestria para o sucesso do negócio.
Não é simples, porém é possível. E é por isso que quero te convidar a estar conosco dos dias 15 a 29 de março de 2022, sempre às terças e quintas, com Greg Nathan e o time de especialistas do Grupo Bittencourt no Franchisor Excellence Masterclass. Um programa exclusivo e trazido pela primeira vez para o público brasileiro que vai desvendar como atingir essas e outras capacidades que vão guiar a rede para a excelência absoluta (clique aqui para se inscrever).
Este artigo foi publicado originalmente na Mercado&Consumo em 24 de setembro de 2021.
Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Envato