Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Licença para falar sobre liderança para uma nova sociedade

Cristina Souza de Cristina Souza
14 de fevereiro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Em janeiro deste ano estive na NRF 2020 e recebi a missão de ser a curadora do tema “Liderança para uma Nova Sociedade”. Como vocês já sabem, a minha área de especialização é foodservice, porém, aprendi demais com essa missão especial que a GS&MD me deu, então peço licença para falar sobre esse assunto tão importante e que é aplicado a todos os mercados e, especialmente, às nossas vidas.

Fiz uma imersão para entender o nosso momento como sociedade e construir um paralelo sobre como a liderança pode evoluir nesse contexto. O primeiro olhar que trago é o de entendimento das pessoas como seres humanos. Incrivelmente óbvio, né? Mas não tão simples quanto parece… podemos ser classificados de várias formas… nosso tipo físico, cor, raça, pelas questões políticas e sociais, religião… mas a grande discussão desse momento é sobre gêneros.

No passado já fomos classificados somente como héteros, ampliamos para LGBT e hoje somos LGBTQIA+, essas nossas escolhas/definições individuais têm um impacto importante sobre as organizações trazendo questões de ordem essencialmente prática e outras mais complexas. Alguém transsexual que fez a transição deve usar qual banheiro? Deveríamos ter banheiros plurissexuais? Com que velocidade o RH está preparado para atualizar o nome da pessoa no crachá? O TI vai alterar o e-mail com que velocidade? Como tratamos as pessoas casadas com alguém do mesmo sexo? Bastante para pensar não é? A Organização das Nações Unidades tem nos desestimulado a rotular pessoas e tem nos incentivado à visão de seres humanos competentes para contribuir e transformar nossas comunidades. Temos aqui algumas discussões antigas, outras mais recentes, mas gosto desse olhar da ONU, na verdade, me parece incrível.

Compreendido o contexto da nossa sociedade temos o contexto dos negócios. As empresas passaram a se estruturar em ecossistemas, esse é o novo jeito para prosperar, ganhar escala e se perpetuar. Para corresponder à essas ambições o novo líder deve se dedicar a três grandes assuntos: estimular em seus times o entendimento e o espaço para a pluralidade que refere-se a diversidade dentro da diversidade, ou seja, ter times compostos por seres humanos com características, origens, crenças diversas e respeitar a individualidade de cada um.

O segundo ponto é construir ambientes de trabalho intergeracionais. Empresas compostas essencialmente por jovens ou sêniors possuem um contexto de extrema insegurança, pois há incertezas que somente a vivência pode agregar ou que somente o frescor e atrevimento da jovialidade podem provocar. A riqueza, a beleza e o sucesso estará, sempre, na composição e na troca.

Por fim, o terceiro ponto é a herança cultural. Quem diria que em 2020 o tema “refugiados” seria tão latente. Imagine a memória de sofrimento de pessoas que foram expulsas ou fugiram dos seus países, como se ressentem pela perda de referências, o quanto de incertezas, as perdas… A grande pergunta é: como essas pessoas irão se relacionar com o trabalho? Como vão fazer negócios?

A partir da somatória da primeira e segunda camada de compreensão o novo líder têm duas missões primárias: construir relações inter culturais e relações de inter confiança, não é possível impor, o grande objetivo será compor. Não há espaço para “aqui no meu país, onde fundei a empresa e tive sucesso é assim, então naquele outro país onde atuaremos vou impor o nosso jeito.” Esse não é uma atitude aceitável.

Para coroar esses pensamentos trago algumas aspas de líderes inspiradores nessa NRF 2020:

“Aqui nós contratamos pessoas de todos os tipos.” [Neela Montgomery, CEO da Crate & Barrel]

“Não devemos sacrificar o propósito por resultados.” [Kevin Plank, CEO da Under Armour]

“Temos que nos responsabilizar por tudo o que nosso negócio toca, isso é sustentabilidade nos negócios. Eu sou um ativista, mas acima de tudo respeito a escolha das pessoas e fico feliz em ter parceiros com a mesma visão.” [Seth Goldman, CEO da Beyond Meat]

“Nós fazemos duas coisas na Starbucks: trabalhamos para honrar nossas conquistas do passado, valores e conexão com as pessoas e sonhamos OUSADAMENTE o futuro.” [Kevin Johnson, CEO da Starbucks]

Fecho esse artigo dizendo que no próximo volto a falar sobre foodservice e reforço que uma das mensagens pessoalmente mais importantes e poderosas para mim foi do Ajay Banga, CEO da Mastercard “É fundamental liderar pela decência.” Não adianta fazer o seu melhor e não ser ético. Até o próximo!

NOTA: A GS&Libbra é uma consultoria especializada no mercado de foodservice. Te apoiamos a construir estratégias para ampliar os resultados do negócio. A partir de técnicas e metodologias híbridas entregamos inovação, profundidade e assertividade.

Acompanhe a GS&Libbra no site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram #gslibbra #conhecimentocompartilhado #foodservice #alimentacaoforadolar #consultoriafoodservice #novofoodservice #lideranca #novolider #crosstrust #crosscultural

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Gastos com aplicativos chegam a 8% da renda

Próxima Postagem

Moda lidera lista de crescimento na internacionalização das franquias

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Moda lidera lista de crescimento na internacionalização das franquias

Moda lidera lista de crescimento na internacionalização das franquias

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gripe aviária: Uruguai flexibiliza restrição para importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: Uruguai flexibiliza restrição para importação de produtos avícolas do Brasil

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.