Dia das Mães: Clientes de pequenos negócios devem gastar, em média, R$ 215,99

Segundo pesquisa do Sebrae-SP, 930 mil empresas devem ser beneficiadas

Dia das Mães: Clientes de pequenos negócios devem gastar, em média, R$ 215,99

Os consumidores que vão comprar presentes para o Dia das Mães em pequenos negócios do Estado de São Paulo devem gastar, em média, R$ 215,99 neste ano. O valor é 6% superior à média relatada em 2022, que foi de R$ 203,95. A alta prevista supera a inflação dos 12 meses anteriores, que foi de 4,65%, segundo o IPCA.

Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo. Foram entrevistados 670 consumidores entre 11 e 14 de abril.

Como comparação, os consumidores que pretendem comprar de negócios de grande porte neste Dia das Mães afirmaram que vão gastar, em média, R$ 299,63 – em 2022, foi de R$ 279,27.

Produtos e canais

Em média, os clientes dos pequenos negócios pretendem adquirir 2,1 presentes para o Dia das Mães, contra 1,6 na mesma data em 2022. Entre esse público, 37% afirmam que vão gastar mais que no ano anterior. Os principais itens apontados para quem compra dos pequenos são peças de vestuário (49%) e cosméticos (49%).

Em relação ao modo de compra, o “totalmente presencial” é o preferido tanto dos clientes de pequenos negócios (46%) quanto dos grandes (45%).

A pesquisa também mostra que o preço é o principal fator que influencia na compra de presente para o Dia das Mães, tendo sido apontado por 59% dos clientes dos pequenos e 61% dos clientes dos grandes. Quando se trata de ofertas e promoções, isso influencia muito mais quem compra dos grandes (51%) do que quem compra dos pequenos (36%).

Atrás do Natal

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa com o maior número de pequenos negócios beneficiados, atrás apenas das vendas de Natal. De acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae-SP com a Fundação Seade, neste ano as vendas de cerca de 930 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo deverão ser beneficiadas pela data.

Dessas empresas, 43,8% das micro e pequenas empresas (MPEs) e 57,2% dos microempreendedores individuais (MEIs) acreditam que o movimento do Dia das Mães em 2023 será melhor do que no ano passado. Foram ouvidos 1.117 MEIs e 570 MPEs do Estado de São Paulo em abril de 2023.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile