A rede de varejo de materiais de construção Telhanorte Tumelero prevê abrir seis operações dos modelos boutique e homecenter compacto em cidades do interior de São Paulo e Rio Grande do Sul neste ano. A primeira loja foi inaugurada em Americana e, ainda nesse semestre, a unidade de Bauru será aberta.
“Identificamos que há espaço para esses modelos de lojas. São operações que vão atrair ainda mais outro perfil de clientes, como arquitetos, decoradores, especificadores, além, claro, dos próprios consumidores finais destas cidades que hoje precisam se deslocar até um homecenter mais próximo”, analisa a diretora de Operações da Telhanorte Tumelero, Jordana Barros.
A empresa, pertence à Saint-Gobain, opera uma loja boutique em São Paulo há mais de 10 anos e teve uma experiência recente com lojas em formato menor. “Tiramos lições e aprendizados que estão sendo importantes para a estratégia de expansão e diversificação das lojas da rede”, afirma.
As lojas boutique priorizam o atendimento especializado e produtos que ditam tendência. Em termos de serviços, permite ampliar o programa de relacionamento com profissionais especificadores, batizado de “Obra Prima”.
O modelo homecenter compacto da Telhanorte Tumelero é formado por lojas menores que o homecenter tradicional. Ele tem cerca de 500 m² de área de venda e uma oferta focada nas categorias que são core business da rede, como pisos, louças e metais, por exemplo, e localizadas em cidades com bom adensamento.
Esse modelo se assemelha ao homecenter tanto em exposição quanto em serviços, só que em proporção menor. Funciona, ainda, com o conceito conhecido como prateleira infinita, que permite ter acesso ao estoque da rede de maneira digital.
Além da expansão física, a empresa está fazendo aportes na modernização de outras lojas, em tecnologia, na operação do e-commerce e em processo logístico. “Esses investimentos mostram o apetite da Telhanorte Tumelero e a importância do varejo no mercado brasileiro para o grupo Saint-Gobain”, completa a executiva.
Imagens: Divulgação