Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo deixou de faturar R$ 286,4 bilhões de março a julho

Redação de Redação
14 de agosto de 2020
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
varejo

Apesar da melhora nas vendas, o comércio varejista brasileiro já deixou de faturar R$ 286,4 bilhões em decorrência da crise provocada pela pandemia de coronavírus, calculou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A estimativa considera o volume que deixou de ser vendido pelo varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos e material de construção – no período que se estende da segunda quinzena de março, quando a disseminação da covid-19 se agravou no País, até o fim de julho.

Diante do acesso de uma fatia considerável da população vulnerável ao auxílio emergencial distribuído pelo governo, do crescimento do comércio eletrônico e do início da flexibilização das medidas do isolamento social, o volume de perdas do comércio varejista tem diminuído. O prejuízo, que cresceu de R$ 39,3 bilhões em março para um pico de R$ 77,4 bilhões em abril, tem recuado desde maio (R$ 69,5 bilhões), descendo a R$ 54,6 bilhões em junho e R$ 45,6 bilhões em julho.

“O varejo não essencial, o mais afetado pela pandemia, continua de fato apontando perdas”, observou o economista Fabio Bentes, responsável pelo estudo na CNC.

A entidade melhorou suas projeções para as vendas do varejo em 2020 após a divulgação nesta quarta-feira, 12, dos dados de junho da Pesquisa Mensal de Comércio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas cresceram 8,0% em junho ante maio. No varejo ampliado, o avanço foi de 12,6%.

Como resultado, a projeção da CNC para o varejo neste ano saiu de uma queda de 6,3% para um recuo de 4,7%, enquanto para o varejo ampliado a retração esperada foi amenizada de 9,2% para 6,9%.

“Os dados de junho reforçam a ideia de que o auxílio emergencial está surtindo efeito. A flexibilização do isolamento social também está ajudando o varejo a voltar ao patamar pré-pandemia”, justificou Bentes.

Em junho, o varejo restrito retornou ao patamar de vendas anterior ao agravamento da covid-19 no País, mas o bom desempenho foi sustentado por apenas três atividades, que já exibem patamares de vendas muito acima dos níveis de fevereiro, pré-pandemia: material de construção (as vendas estão 15,6% acima de fevereiro), móveis e eletrodomésticos (12,9%) e supermercados (8,9%).

Segundo Bentes, a mudança nos hábitos de consumo da população em tempos de pandemia explica a melhora em alguns segmentos em detrimento de outros.

“Tem mais alimento sendo consumido em casa do que fora de casa. As famílias também estão equipando suas casas. O isolamento social diminuiu, mas não voltou ao patamar pré-pandemia. As pessoas não precisam mais consumir tantos itens de vestuário, já que estão passando mais tempo em casa”, disse Bentes.

Apesar da surpresa positiva com a velocidade de recuperação do varejo, o economista da CNC, acredita que o desempenho permanecerá desigual nos próximos meses, sem uma reação mais contundente dos setores mais afetados pela crise da covid-19.

“Ainda não vamos poder dizer ao final deste ano que todo o varejo voltou ao patamar pré-pandemia. Veículos e vestuário ainda vão fechar o ano no vermelho. Até porque o governo não garantiu o auxílio emergencial até o fim do ano”, ponderou Fabio Bentes.

Com informações do portal Terra.
* Imagem reprodução

Postagem anterior

EUA deve superar total de vendas do e-commerce de 2019

Próxima Postagem

Faturamento 2020: setores de Serviços e Comércio são os menos otimistas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Setor-de-serviços800x500

Faturamento 2020: setores de Serviços e Comércio são os menos otimistas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.