Neste sexto episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar como a gamificação pode ser uma grande aliada da comunicação interna junto aos colaboradores.
Nos outros episódios, já abordei vários temas dentro da gamificação, começando pelo conceito, que é sempre importante reforçar. Gamificação, ou gamification, deriva do termo game e consiste em uma prática que utiliza os princípios, a lógica e as mecânicas dos jogos para estimular e engajar os colaboradores para diversos propósitos.
E já está consolidada como a principal ferramenta para engajar. Neste episódio, vou explorar como a gamificação pode acelerar e potencializar a comunicação interna nas empresas e encerrarei o episódio mostrando como implementá-la.
Por que ela funciona na comunicação interna (CI)? Porque a sua essência está no desafio e na recompensa. Quando implementamos desafios por meio de mecânicas que envolvem lógica, geram competitividade, colaboração e foco para vencer, a equipe se torna motivada pela conquista de objetivos e prêmios. E a conclusão é uma só: time engajado, comprometido e pertencente.
A recente pesquisa “Tendências em Comunicação Interna (CI)”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), traz dados muito importantes sobre o tema desse episódio. Em 2024, o investimento em gamificação será prioridade para 43% das empresas entrevistadas.
Vamos conhecer como a gamificação pode efetivamente acelerar e engajar os colaboradores nas comunicações internas:
- Faz com que as comunicações sejam mais atrativas e, por consequência, gerem mais engajamento e satisfação;
- É uma grande ferramenta motivação e de felicidade. Em busca dos objetivos e movidos pela competitividade os colaboradores, cumprem as etapas com atenção e agilidade;
- É grande aliada para estimular e elevar a colaboração entre os colaboradores e a união no desempenho das suas tarefas diárias;
- Reconhece, de maneira lúdica e atrativa, o desempenho e incentiva o espírito de equipe, de união, de admiração e, por consequência, favorece um ambiente mais positivo e voltado ao bem-estar;
- Gera dados e informações que facilitarão as análises dos desafios e oportunidades de melhorias junto aos colaboradores.
Para concluir, trago alguns exemplos de sucesso: a Cisco conseguiu aumentar em 300% o engajamento na comunicação interna ao implementar um sistema de recompensas, com pontos e distintivos para atividades diárias, como responder questionários e ler notícias. Já a Deloitte adotou a gamificação para facilitar a integração dos novos colaboradores, resultando em uma redução de 50% no tempo de integração e um aumento de 90% na satisfação dos novos colaboradores.
E na sua empresa como está a comunicação interna? A gamificação está fazendo a diferença e trazendo muitos resultados. Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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