Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você já usou gamificação na sua comunicação interna?

Episódio 6: Conhecendo como a gamificação pode engajar os seus colaboradores

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
14 de agosto de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste sexto episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar como a gamificação pode ser uma grande aliada da comunicação interna junto aos colaboradores.

Nos outros episódios, já abordei vários temas dentro da gamificação, começando pelo conceito, que é sempre importante reforçar. Gamificação, ou gamification, deriva do termo game e consiste em uma prática que utiliza os princípios, a lógica e as mecânicas dos jogos para estimular e engajar os colaboradores para diversos propósitos.

E já está consolidada como a principal ferramenta para engajar. Neste episódio, vou explorar como a gamificação pode acelerar e potencializar a comunicação interna nas empresas e encerrarei o episódio mostrando como implementá-la.

Por que ela funciona na comunicação interna (CI)? Porque a sua essência está no desafio e na recompensa. Quando implementamos desafios por meio de mecânicas que envolvem lógica, geram competitividade, colaboração e foco para vencer, a equipe se torna motivada pela conquista de objetivos e prêmios. E a conclusão é uma só: time engajado, comprometido e pertencente.

A recente pesquisa “Tendências em Comunicação Interna (CI)”, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), traz dados muito importantes sobre o tema desse episódio. Em 2024, o investimento em gamificação será prioridade para 43% das empresas entrevistadas.

Vamos conhecer como a gamificação pode efetivamente acelerar e engajar os colaboradores nas comunicações internas:

  • Faz com que as comunicações sejam mais atrativas e, por consequência, gerem mais engajamento e satisfação;
  • É uma grande ferramenta motivação e de felicidade. Em busca dos objetivos e movidos pela competitividade os colaboradores, cumprem as etapas com atenção e agilidade;
  • É grande aliada para estimular e elevar a colaboração entre os colaboradores e a união no desempenho das suas tarefas diárias;
  • Reconhece, de maneira lúdica e atrativa, o desempenho e incentiva o espírito de equipe, de união, de admiração e, por consequência, favorece um ambiente mais positivo e voltado ao bem-estar;
  • Gera dados e informações que facilitarão as análises dos desafios e oportunidades de melhorias junto aos colaboradores.

Para concluir, trago alguns exemplos de sucesso: a Cisco conseguiu aumentar em 300% o engajamento na comunicação interna ao implementar um sistema de recompensas, com pontos e distintivos para atividades diárias, como responder questionários e ler notícias. Já a Deloitte adotou a gamificação para facilitar a integração dos novos colaboradores, resultando em uma redução de 50% no tempo de integração e um aumento de 90% na satisfação dos novos colaboradores.

E na sua empresa como está a comunicação interna? A gamificação está fazendo a diferença e trazendo muitos resultados. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Seara impulsiona resultados com otimização estratégica dos promotores de loja

Próxima Postagem

Petz entra no atacarejo e inaugura loja em São Paulo em busca de novo público

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petz lança loja voltada ao atacarejo em São Paulo

Petz entra no atacarejo e inaugura loja em São Paulo em busca de novo público

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.