Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A ressignificação do papel do distribuidor de alimentos no foodservice

Cristina Souza de Cristina Souza
14 de setembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A ressignificação do papel do distribuidor de alimentos no foodservice

O distribuidor de alimentos no foodservice, assim como todos os elos do segmento, passou esses últimos anos se questionando sobre os melhores caminhos para manter a conexão com seus clientes, além de assegurar o crescimento e a perpetuidade do seu negócio.

Inegavelmente o mercado brasileiro passa por um processo de profissionalização dos operadores. Ainda distante do que ocorre em mercados maduros, porém, em rota evolutiva.

Os distribuidores seguem na ampliação da transformação digital com sistemas de picking, monitoramento de rota, inteligência para predição de volumes, CRM e e-commerce.

Porém, seguem em alerta diante das mudanças do mercado de abastecimento. As indústrias criam plataformas próprias para reduzir a desintermediação, devido à quantidade de dados que possuem das transações dos operadores criam soluções de fornecimento, empresas de softwares criam clubes de compras e tudo isso vai gerando novos contornos para o setor.

Os distribuidores também possuem suas armas. São anos de relacionamento próximo aos seus clientes. Muitos ampliaram suas verticais de fornecimento para serem reconhecidos como o melhor do “one stop shop” no abastecimento de negócios de alimentação fora do lar. Apoio culinário em conjunto com indústrias ou individualmente, canais para capacitação, ou seja, todos seguem ativos para fazer a diferença.

O que houve de novo no último ano e meio, com o cenário da pandemia, foi a intensificação no abastecimento aos mercados (pequenos e médios) e padarias, que seguiram em funcionamento durante todo o período.

Além disso, houve o foco e o desenvolvimento de soluções para o dark food market, ou seja, o mercado de dark kitchens, com soluções de entregas diferenciadas, uma vez que as áreas de armazenamento dessas operações são muito pequenas. Com o crescimento dos volumes de vendas no delivery, as empresas também promoveram suporte aos clientes menos experientes nesse canal, com soluções em embalagens, e até suporte na elaboração de cardápios, por exemplo.

Mas foi preciso fazer muito mais dada a velocidade das mudanças. Compreender as dores dos operadores é fundamental. E quem melhor do que o distribuidor de alimentos, que está em contato quase que diário com os seus clientes, para compreender esses desafios?

Crédito sempre foi uma dor, intensificada pelos efeitos da crise causada pela pandemia. Para se proteger e reduzir riscos, tradicionalmente o mercado de distribuição trabalha de maneira muito cautelosa a liberação de crédito.

Porém, as taxas para operações financeiras de recebimento via “maquininhas” de cartão e para antecipação de recebíveis pressionam ainda mais o já reduzido lucro dos operadores de foodservice, reduzido pela inflação de alimentos e pela dificuldade em repassar aumentos aos consumidores.

Entendendo como oportunidade o novo cenário de Open Banking promovido pelo Banco Central, foi concebido a quatro mãos entre a Gouvêa Foodservice e a Omniroosts (unidades da Gouvêa Ecosystem) e a Bidfood Brasil, empresa membro do Grupo Bidfood, presente em 23 países e especialista no setor de distribuição de alimentos, o Bidfood Bank.

O desenho foi totalmente centrado no operador de foodservice e em caminhos para tornar sua jornada de acesso ao crédito mais simples, justa e positiva. Boa parte das antecipações de recebíveis é feita para a aquisição de mercadorias e o modelo desenvolvido permite a redução das taxas envolvidas em dois momentos dessa operação, além de acelerar as vendas por meio de serviços ao consumidor final, bem como diferenciais a serem oferecidos para a equipe.

Certamente essa iniciativa ajudará a recuperar negócios tradicionais, além de criar uma oportunidade de fortalecer a conexão da Bidfood com os novos gestores do foodservice provenientes das gerações Y e Z, que são mais digitalizados e, portanto, fazem suas compras via plataforma de e-commerce e valorizam relações digitais sem atrito, porém focadas no capitalismo consciente. Num círculo em que todos ganham mais e ganham juntos.

A ressignificação do papel dos atores do mercado do foodservice só acontecerá com protagonismo, visão de futuro e coragem para inovação.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Envato

Postagem anterior

SuperPrix aposta em omnicanalidade e vê vendas subirem 170% no e-commerce

Próxima Postagem

Boticário lança “lojas de parede” em estações de metrô e terminal de ônibus

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Próxima Postagem
Boticário lança "lojas de parede" em estações de metrô e terminal de ônibus

Boticário lança "lojas de parede" em estações de metrô e terminal de ônibus

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.