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Home Destaque do dia

Nestlé e Natura estão entre as marcas que consumidores mais associam ao bem-estar

Pesquisa feita pela MindMiners mostra diversidade de serviços que contribuem para as pessoas alcançarem essa sensação

Redação de Redação
14 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Nestlé, Natura e Nike são as marcas mais associadas ao bem-estar pelos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da MindMiners

Nestlé e Natura são as marcas mais associadas ao bem-estar pelos consumidores brasileiros, segundo pesquisa da MindMiners, que atua no mercado de consumer insights. O estudo foi divulgado durante o Human Analytics Conference 2023 nesta quinta, 14.

Segundo a pesquisa, existe uma diversidade de serviços que contribuem para as pessoas alcançarem essa sensação, de chocolates e produtos relacionados a beleza e cuidado pessoal até marcas esportivas, plataformas de streaming e marcas de tecnologia. Nike, Boticário, Netflix, Adidas, Samsung, Coca-Cola e Amazon são outras marcas que aparecem na lista, nesta sequência.

Quando se trata das marcas que mais podem se conectar às necessidades de bem-estar no futuro, as do setor de beleza e cuidado pessoal são as que conquistam um espaço maior na consciência dos consumidores. As mais citadas foram Natura, Boticário, Nivea, Avon, Dove, Nike, Nestlé, Samsung e Shein. As cinco primeiras, assim, são do setor de cosméticos e beleza.

O papel das marcas no encantamento

A MindMiners entrevistou 2 mil pessoas de todo o país, de diversas faixas etárias, com mais de 18 anos e de todas as classes sociais. De acordo com a pesquisa, mais de 84% dos consumidores afirmam que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ao mesmo tempo, sete em cada dez acreditam que as empresas têm investido pouco no bem-estar e na saúde mental dos seus colaboradores.

Para a empresa de pesquisa, as marcas que conseguirem trazer segurança e paz em meio ao caos serão capazes de proporcionar as sensações de reencanto pela vida e de encantamento das pessoas consigo mesmas, ampliando sua conexão com os consumidores. É importante, no entanto, entender as fases de cada grupo de indivíduos, porque o que representa bem-estar para alguém hoje pode não ser o mesmo amanhã.

“Agora, pós-pandemia e em meio à necessidade de reconexão, é chegada a hora de encontrar novas lentes, mais coloridas e mágicas, para ressignificar nossas relações, nossas emoções e o nosso lugar no mundo. Se o prazer vive nas pequenas coisas, como reencontrar a alegria, o bem-estar e a saúde? E qual o papel das marcas para ajudar os brasileiros neste movimento de reencantamento?”, questiona Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

De acordo com a pesquisa, uma parcela dos consumidores brasileiros se sente ansiosa (11%), cansada (9%) e preocupada (8%). Sentimentos como esperança (10%) e felicidade (9%) também aparecem. O estudo ainda fez um levantamento sobre transtornos que mais acometem os brasileiros. Os destaques foram ansiedade (77%), depressão (40%) e distúrbios de sono (18%).

Cerca de 72% dos entrevistados afirmam não ver muito investimento no bem-estar e saúde mental dos colaboradores pelas empresas. Enquanto isso, 43% dizem conseguir conciliar vida pessoal e trabalho, 24% afirmam que o trabalho tem afetado negativamente a saúde mental e 53% concordam que o excesso de trabalho não beneficia o aspecto psicológico.

Compreender as emoções é fundamental

Para a MindMiners, as marcas devem, primeiro, compreender as emoções das pessoas, identificar as situações que causam desconforto e determinar que tipo de recursos podem ser utilizados para promover bem-estar. Inicialmente, é importante também conhecer quais são os grupos mais fragilizados nesse contexto – a pesquisa chama a atenção, nesses casos, para o público feminino e LGBTQIAPN+.

Outra orientação da empresa de pesquisa é que as empresas podem incentivar e devolver os momentos perdidos de autocuidado, ajudando as pessoas a terem as condições necessárias para cuidarem tanto da saúde física quanto da mental. Isso pode ser feito de diversas formas, como por essas ações:

  • Educação e conscientização sobre o tema;
  • Produtos e serviços mais acessíveis (maior oferta e menor custo);
  • Mais praticidade (produtos e serviços que possam ser incorporados no dia a dia de forma prática);
  • Produtos que tenham como princípio ativo ingredientes ou formulações que promovam o bem-estar, relaxamento, foco, disposição, entre outros;
  • Ações ligadas a lazer e entretenimento (patrocínio de eventos, parcerias, etc);
  • Ações que promovam diversidade de corpos, entre outras diferenças.

Imagem: Shutterstock

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