A CVC informou que obteve significativos progressos na restauração das funcionalidades de seus principais sistemas, após sofrer um ataque de ransomware em seu ambiente de tecnologia em 2 de outubro de 2021. Segundo a companhia, sua operação começa a ser retomada nesta quinta-feira, 14.
A empresa reitera que permanece focada em seguir com a recuperação após o incidente, aplicando todos os controles de segurança e garantindo maior robustez nos seus ambientes de tecnologia.
“A companhia reforça que até o momento não foi constatado vazamento de dados, inclusive pessoais, da companhia, suas controladas, seus clientes, fornecedores, franqueados, agentes de viagens e/ou seus parceiros, destaca a CVC.
Caso das Lojas Renner
Bem como a CVC, a Lojas Renner também foi vitima de um ataque cibernético recente. O ataque provocou indisponibilidade em algumas partes dos sistemas de compra e operação da companhia. O principal afetado pelo ataque foi a parte de e-commerce, que passou um longo período fora do ar e só teve o sinal restabelecido após alguns dias.
A empresa foi notificada pelo Procon-SP, que pediu explicações sobre o ataque sofrido pela companhia e solicitou esclarecimentos da Lojas Renner sobre o processo de criptografia e armazenamento dos dados e informações dos clientes.
Em nota, a Lojas Renner afirmou que os principais bancos de dados não foram afetados pelo ataque e que se mantiveram preservados. A companhia também comentou que faz o uso regularmente de padrões rígidos de segurança e que o evento servirá para continuar investindo em segurança de dados e informações.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Niviane Magalhães)
Imagem: Shutterstock