Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Jogo do varejo será ganho por quem oferecer experiência conectada”

Alerta é do CEO da Neogrid, Jean Klaumann; para ele, empresas precisam focar na omnicanalidade

Aiana Freitas de Aiana Freitas
14 de outubro de 2022
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
"Jogo do varejo será ganho por quem oferecer experiência conectada" Jean Klaumann, CEO da Neogrid, no BConnected em 2022

Jean Klaumann, CEO da Neogrid, no BConnected em 2022

O varejo físico que existe hoje vai ser o ponto de suporte de venda omnichannel de que as empresas tanto falam? Esse ponto físico está preparado para exercer, ao mesmo tempo, os papéis de showroom, pós-venda, Centro de Distribuição (CD) e loja?

Para o executivo Jean Klaumann, CEO da Neogrid, empresa de soluções para a gestão automática da cadeia de suprimentos, essas questões devem ser feitas por quem quer fazer a diferença hoje no mercado. “O jogo do varejo será ganho pelas empresas que têm esse ativo supervalioso que é a experiência conectada apoiada pela loja física”, define.

Jean Klaumann destaca que varejistas que foram early adopters da omnicanalidade, começando essa jornada por volta de 2016 ou 2017, têm hoje mais de metade da venda online suportada pela estratégia da loja física.

Para seguir esse caminho, é preciso repensar a capacitação do time, as métricas de performance e até o layout do varejo físico. “Produtos de alto giro não têm de estar no CD; têm de estar perto do consumidor com entrega rápida. Os produtos de pouco giro devem ser concentrados por eficiência de caixa. É preciso olhar para a jornada de omnicanalidade entendendo como ter o máximo de eficiência operacional”, aconselha, que participou recentemente do BConnected, evento de gestão de negócios e franquias realizado em São Paulo pelo Grupo Bittencourt.

Jean Klaumann chama a atenção para estudos que mostram que, se o consumidor não encontra produto numa loja, em 40% dos casos ele troca de loja; em 43%, troca de marca. “Esse é um problema tanto do varejo quanto do fornecedor. É necessário encontrar uma equação econômica para que você tenha sempre produtos mais importantes para o seu público dispostos na loja.”

Estratégias repensadas

A pandemia de covid-19 resultou numa visão distorcida da realidade do varejo, avalia o CEO da Neogrid. Boas empresas foram penalizadas por causa do contexto; outras, nem tão boas assim, foram turbinadas pela mesma razão.

Uma grande aposta foi, por exemplo, na estratégia de proximidade. Grandes redes passaram a abrir lojas distantes das regiões centrais. Agora, elas não bastam: como o consumidor acessa tudo pelo celular de qualquer lugar, a concorrência não está mais só no bairro ou na cidade.

Não deixar faltar produto e não deixar sobrar produto são, assim, exercícios constantes. E estão diretamente ligados à agenda omni do varejo. A loja não deve ter apenas o estoque do que será vendido nela, mas do que o e-commerce da marca vai vender naquela região. Toda a estratégia de abastecimento e oferta precisa ser repensada.

A boa notícia é que os dados de comportamento do shopper, do que ele compra e que preço paga, antes acessíveis apenas a empresas grandes que podiam pagar muito caro por eles, hoje têm custos que podem ser bancados por varejistas de menor porte.

Imagem: Aiana Freitas

Postagem anterior

Avon lança programa para aceleração profissional de colaboradoras negras

Próxima Postagem

Com quem você quer estar?

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor
Inovação

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos
Economia

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com quem você quer estar?

Com quem você quer estar?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.