Parece que na mesma proporção que a tecnologia avança no ambiente digital, os golpes online também aumentam, principalmente em datas como a Black Friday. Recentemente a Visa divulgou as principais táticas que os cibercriminosos costumam utilizar para cometer fraudes durante esse período no país. A empresa, que nos últimos cinco anos investiu globalmente mais de US$11 bilhões para reforçar a segurança e reduzir fraudes, alerta que tanto negócios como pessoas físicas estão sujeitos aos ataques maliciosos.
“Somente no ano fiscal de 2023, usando tecnologias avançadas como blockchain, IA e automação, ajudamos a bloquear proativamente US$ 40 bilhões em fraudes. Em períodos com alto volume de transações online, como a Black Friday, os fraudadores utilizam táticas testadas e comprovadamente eficientes que visam os elos mais fracos do ecossistema de pagamentos”, revela Adriana Umeda, diretora executiva de Risco da Visa do Brasil.
Para alertar e tentar preparar as empresas para a Black Friday deste ano, a Visa listou as principais modalidades de fraudes online.
Phishing para fraudar autenticações: com o objetivo de contornar a autenticação de dois fatores, os criminosos virtuais estão intensificando os golpes de phishing. Utilizando mensagens de texto, e-mails ou ligações telefônicas cada vez mais convincentes, eles obtêm acesso a dados importantes dos consumidores, como números das credenciais, endereços e outros.
A Visa ressalta que apesar desses golpes estarem fortemente amparados na engenharia social, o uso de inteligência artificial generativa tem o potencial de impulsionar a capacidade de causar dano aos usuários, principalmente no comércio eletrônico.
Ransomware: essa modalidade de ataque é uma das mais populares e afeta tanto empresas como pessoas físicas. A mais recente edição do Visa Biannual Threats Report revelou que houve um aumento global de 24% nos ataques voltados a terceiros que fornecem serviços de nuvem, hospedagem web e outros serviços, criando a oportunidade para mais fraudes por ataque. Um único ataque a um fornecedor externo afetou cerca de 2.620 organizações e 77,2 milhões de pessoas físicas, o que coloca esses fornecedores na mira dos criminosos.
Enumeração: de acordo com a Visa, os ataques de enumeração geram perdas anuais de US$ 1,1 bilhão, e representam 10% das fraudes globais. Os cibercriminosos testam dados de pagamento em alta escala e velocidade, representando um grande risco para as contas dos consumidores. Essa modalidade continua sendo uma grande ameaça ao ecossistema de pagamentos, pois fraudes significativas ocorrem no ano seguinte a um ataque de enumeração bem-sucedido.
“É importante que consumidores e empresas busquem as melhores soluções de combate à fraude, além de desconfiarem de qualquer atividade suspeita em épocas sazonais, quando há um aumento considerável de atividades nos e-commerces. Existem riscos em quaisquer transações, mas com precaução e as ferramentas certas, é mais fácil mitigá-los”, finaliza a executiva.
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