Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Jorge Gonçalves Filho de Jorge Gonçalves Filho
14 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Chegamos ao final de um ano atípico. Fazendo uma retrospectiva, no geral, tivemos um primeiro semestre de vendas razoáveis no varejo, uma queda no segundo semestre e somente agora há perspectivas de melhora no ambiente de negócios.

Mas por que ainda não está como o varejo gostaria?

Ocorre que é um ano de transição de governos federal e estaduais, que poderia resultar, ao final, em um ano melhor em termos econômicos, ou pior.

Como varejistas, em geral, apostamos em dias melhores, e há possibilidade de ocorrer, afinal, analisando-se os dados macroeconômicos, temos o aumento da massa salarial, o crescimento da renda per capta, a melhora na oferta de crédito, a queda no desemprego, juros com tendência de queda e inflação aparentemente controlada, mas necessitamos mais para mantermos o nosso otimismo.

É necessário termos estabilidade e previsibilidade econômica, segurança jurídica e confiança nos rumos que a nação está tomando. Aqui, na maioria das vezes, olhamos para o poder executivo federal, porém, não é somente para ele que devemos voltar nosso olhar.

Vejamos, por exemplo, o volume de medidas provisórias, projetos de lei, vetos, etc., que estão para ser votados neste final de ano na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Dependendo do que será aprovado, ou não, muita coisa pode mudar.

Temas relevantes estão na fila para serem votados ainda em 2023. Talvez, ao lerem este artigo, muitos já estejam resolvidos, tais como reforma tributária, desoneração da folha de pagamentos, subvenções dos incentivos fiscais, voto de qualidade no CARF e muito mais.

No Judiciário, há outros tantos assuntos de elevado impacto nas empresas, assim podemos mencionar o recém-julgado DIFAL, a diferença de alíquotas entre os Estados, cujo julgamento desprezou um preceito fundamental da Constituição Federal, a anterioridade anual para vigência de impostos. Temos outros exemplos, como o julgamento, pela 2ª Turma do STJ, das bonificações em sentido contrário ao entendimento da 1ª Turma, mas também decisões favoráveis, como a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS/Cofins.

Para não deixar de fora, olhemos alguns governos estaduais, com o desenfreado aumento do ICMS modal a ser aplicado em 2024, aumentos que vão de 1,5% a 2,5%, por conta da futura reforma tributária. Vamos supor que a reforma não venha a ser aprovada. Será que os estados voltarão atrás em seus aumentos de ICMS? Gostaríamos de acreditar que isto poderia acontecer, porém, pouco provável.

Assim, frente à diversidade de fatos acima abordados, que envolvem todos os poderes constituídos da Nação, temos a destacar e enaltecer a resiliência dos empresários do varejo e a sua capacidade de adaptação às constantes mudanças no ambiente de negócio, que são testadas todos os dias.

Como dissemos no início, foi um ano atípico, e isto pode ser verificado no IAV (Índice Antecedente de Vendas), publicado mensalmente pelo IDV.

O IAV, além de manter o registro das vendas mensais, tem a propriedade de mostrar as previsões de vendas três meses à frente, com base nos planejamentos que as empresas associadas fazem para suas compras, logo, estoques e projeções de vendas.

Tivemos, durante o ano, comportamentos diferentes nas vendas entre os diversos setores participantes do IAV, conforme gráficos abaixo:

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Apresentamos, a seguir, o comportamento das vendas nominais reais, o total dos associados do IDV, de janeiro a outubro/23, e a previsão para os próximos três meses (novembro/23 a ser confirmado).

Uma retrospectiva de 2023 e algumas perspectivas para 2024 no varejo

Esperamos que estas previsões para o início de 2024 sejam um patamar mínimo a ser realizado, demonstrando a retomada do mercado, logo, o otimismo que comentamos e precisamos manter para termos um começo de 2024 com aceleração do consumo, gerando o aumento do emprego e da renda, tão necessário ao País.
Neste último artigo, aproveito para desejar ótimas festas e um excelente 2024 para todos os varejistas.

Jorge Gonçalves Filho é presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Zamp economiza mais de 100 milhões de litros de água em 2023 no Burger King e no Popeyes

Próxima Postagem

Trio de sócios da Americanas adiantará R$ 3,5 bi após homologação de recuperação judicial

Jorge Gonçalves Filho

Jorge Gonçalves Filho

Jorge Gonçalves Filho é presidente do IDV - Instituto para Desenvolvimento do Varejo e consultor empresarial na Telhanorte Tumelero. Em sua carreira profissional, foi diretor de Expansão e Novos Negócios da Telhanorte Tumelero (Saint Gobain Distribuição Brasil), consultor empresarial da Efeso Consulting, diretor-geral da C&C Casa e Construção, superintendente na Jatobá S.A. Indústria de Revestimentos Cerâmicos, gerente nacional na Incepa revestimentos cerâmicos e gerente-geral na Elevadores Atlas/Schindler. Jorge também é conselheiro da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção - SP e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas
Economia

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Americanas registra crescimento de 30% no Dia dos Namorados

Trio de sócios da Americanas adiantará R$ 3,5 bi após homologação de recuperação judicial

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.