Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que acontece no maior e mais competitivo varejo do mundo

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
15 de janeiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

Nos Estados Unidos, a combinação da elevada confiança do consumidor, um cenário econômico positivo, à despeito de desconfianças na área política, e a perspectiva de uma redução dos impostos para os varejistas, que terá impacto direto no resultado dos negócios, criou o cenário perfeito para que as vendas do período das festas de final de ano, Novembro e Dezembro, apresentassem crescimento de 5,5% sobre o mesmo período do ano anterior, segundo os dados da NRF – National Retail Federation, superando as expectativas mais positivas da entidade.

No setor de e-commerce, o crescimento no período foi de 10,4%, segundo a First Data, reforçando a visão estratégica do aumento da participação do canal internet nas vendas totais do varejo, que nos EUA é de perto de 11%.

Esse crescimento de vendas é o maior desde 2008, período da crise economica que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo e só foi impactar o Brasil anos depois, no final de 2014.

É com essa perspectiva que começou a NRF, neste domingo, com um clima de contida euforia por conta das questões táticas, mas com preocupações mais estratégicas envolvendo transformações estruturais no comportamento do mercado, em especial por conta do digital, que fizeram com que o tráfego de lojas no país caísse quase 60% no período de 2010 a 2016, quando desabou de 34,3 bilhões de visitas para 14,2 bilhões.

Não deixa de ser assustador pelo impacto criado, que determina mudanças profundas em várias indústrias, com especial atenção ao setor imobiliário, de shoppings centers e do varejo como um todo. Por conta disso, lojas estão fechando, encolhendo de tamanho e shoppings têm sido repensados em seu modelo e proposta.

O omniconsumidor pesquisa, compara e se informa antes de ir às lojas, quando vai. Por conta disso, circula menos e vai direto onde quer completar sua compra. Quando não compra diretamente pelo e-commerce.

Independente de como e onde compra, é clara a transformação estrutural que se precipitou com o crescimento do digital em todos os negócios, ensejando outras mudanças mais abrangentes expressas pelo movimento de multipolarização, já anteriormente discutido entre nós.

Os três polos envolvento Valor, Emoção e Solução se tornam crescentemente melhor definidos com impacto na revisão dos modelos de negócios para contemplar a nova realidade.

O varejo de lojas que cresce é o de valor, em quase todos os setores, dos alimentos à moda, resultado de um consumidor cada vez mais preparado para comprar mais por menos. É o varejo das Aldis, Liedl, Clubes de Compra, H&M, Uniqlos e outras.

A Emoção é o ambiente preferido para a oferta do luxo e da diferenciação, envolvendo consumidores alinhados com questões de prestígio de marca, mas também em linha com propostas que envolvam Causas e Propósitos.

E a Solução é o caminho estratégico alternativo para a crescente e irreversível pressão sobre a rentabilidade, resultado do ambiente mais competitivo, ao mesclar produtos com serviços como forma de diferenciar, melhorar vendas e rentabilidade, além de garantir qualidade do que é vendido e instalado.

Se deve ser comemorado o desempenho do varejo no curto prazo nos Estados Unidos, deve ser estudada com muita cautela as transformações estruturais que se passam no mercado pois, da mesma forma como em 2008, o que acontece lá, tende a ser amplificado em outros países e regiões.

Para o Brasil fica a expectativa que a redução dos impostos nos Estados Unidos possa servir de inspiração para uma revisão estrutural dos custos da máquina pública, especialmente a questão da Previdência, e que possam ser enfrentados esses problemas para aí então trabalharmos um programa ambicioso de simplificação e redução da carga tributária. Única forma de nos tornarmos mais competitivos no mercado global.

Vale olhar com muito cuidado e crescente esperança.

Postagem anterior

Expo NRF 2018: Mais sinergia e consistência, menos disrupção

Próxima Postagem

Retail Design Institute destaca na NRF a importância do design das lojas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Retail Design Institute destaca na NRF a importância do design das lojas

Retail Design Institute destaca na NRF a importância do design das lojas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.