Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Aprender, evoluir e humanizar: desafios da maior revolução computacional das últimas décadas

Nenhum negócio sobrevive sem tecnologia – e isto significa ter uma cultura que valorize as pessoas e os aprendizados, sem a qual é impossível ter sucesso sustentável

M&C Media Labs de M&C Media Labs
15 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Aprender, evoluir e humanizar: desafios da maior revolução computacional das últimas décadas

Houve um tempo em que a digitalização parecia distante do entendimento das emoções humanas, como se pertencessem a universos diferentes. Hoje, porém, sabemos que tecnologia e humanos não apenas coexistem – elas se completam. A lógica fria dos dados e sistemas encontra propósito ao se conectar com os desejos e anseios profundos das pessoas, sejam clientes ou colaboradores. Juntos, esses elementos formam uma harmonia, em que o racional e o emocional se entrelaçam para impulsionar organizações e transformar experiências.

Já há alguns anos, a dinâmica da NRF Big Show, o maior evento de varejo mundial, que acontece em Nova York, enfatiza tecnologia, multicanalidade e Inteligência Artificial. Em 2025 não foi diferente, mas fico particularmente feliz que a dinâmica do evento tenha mudado a cada ano. A ênfase na aplicabilidade das tecnologias e o aprofundamento técnico e humano do que é necessário ter para estar operando em IA está mais aterrizado em algumas das palestras e nas conversas com os principais protagonistas desses temas.

Na questão da aplicabilidade, há uma riqueza enorme de exemplos: desde o planejamento de estoques, passando pela gestão da logística e por toda a cadeia de serviços, até a ultrapersonalização de ofertas e momentos.

Em relação aos aspectos técnicos, a ênfase em agentes de IA, transformers, GPUs, computação massivamente paralela e muitos outros elementos que diferenciam esta nova geração da Inteligência Artificial, que, de forma cumulativa, adquire capacidade generativa, da anterior.

Quero enfatizar, porém, um terceiro pilar: o papel da cultura e das pessoas na orquestração dessa revolução de novas possibilidades. É ela que causa o fracasso ou o sucesso de qualquer negócio. Uma cultura forte é o diferencial estratégico que permite não apenas adotar novas tecnologias, mas também transformá-las em um verdadeiro motor de inovação e crescimento.

Na Cielo, por exemplo, incentivamos os times a participarem ativamente de uma jornada de transformação, testando novas ideias e iniciativas, por meio dos chamados “escritórios de transformação”. Essa abordagem cria uma cultura de identificação de erros, melhoria de processos e busca pela excelência em tudo o que fazemos, refletindo a visão de que a transformação não é um exercício estático, mas um processo contínuo de inovação.

 Até nosso último dia, teremos uma nova história para contar e entraremos em contato com algo que não sabíamos. Essa cultura em que um ajuste de rota é permitido e valorizado como parte do processo é essencial para que se adaptem às mudanças e aproveitem o potencial das novas tecnologias.

Como disse Brian Cornell, o CEO da Target, uma das principais varejistas do mercado americano: “é fundamental criar um ambiente em que os colaboradores sintam que são importantes.” Jamais poderia discordar disso. Já para Michael Bush, CEO do Great Place to Work, a cultura é o que impulsiona o crescimento nos bons momentos – e segura as pontas nas horas difíceis. “O cuidado com as pessoas e o senso de que todos contribuem para o resultado da empresa fazem toda a diferença nas melhores empresas para trabalhar”, disse ele.

Uma empresa que dá à sua equipe a oportunidade de viver novidades todos os dias ganha um aspecto lúdico, se torna mais interessante e ganha vida. Ninguém trabalha somente para cumprir tarefas. Todos nós podemos – e devemos – dar a oportunidade para que nossas equipes aprendam algo novo todos os dias, sempre alinhadas a um propósito maior.

E, nesse processo, é fundamental que todas as camadas da organização – do topo à base – estejam alinhadas em uma visão comum, com líderes preparados para impulsionar o aprendizado e aplicar as inovações de forma consistente.

O crescimento não acontece em linha reta. Se deixarmos claro para onde estamos indo e tivermos a  humildade de mudar de percurso quando necessário, a transformação se torna uma realidade. No fim do dia, o futuro – do varejo, da Cielo e de todas as companhias que querem continuar existindo – está em como criamos, como aprendemos continuamente e em quem escolhemos para estar ao nosso lado nessa jornada.

Estanislau Bassols é CEO da Cielo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRF 2025: Como biometria, visão computacional e GenAI estão transformando o futuro do varejo

Próxima Postagem

Receita revoga ato normativo que modernizava fiscalização do Pix

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor
Artigos

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
PF mira bancário da Caixa que pode ter desviado R$ 11 milhões de clientes via Pix

Receita revoga ato normativo que modernizava fiscalização do Pix

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

Trump Media anuncia conclusão de acordo para criação de reserva de US$ 2 bi em bitcoins

30 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile