Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lições que vêm da China – O que podemos aprender com o mercado mais dinâmico do mundo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
15 de março de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Aprendendo com quem está fazendo

Não existem mais empresas que não sentem a necessidade de inovar e reinventar seus negócios, realidade essa imposta pela revolução digital e pela transformação do mundo em ritmo nunca antes visto na nossa história.

Na busca pela reinvenção, cada empresa tem tentado diferentes estratégias, mas a melhor forma de aprender é com quem está fazendo. Nesse caso, o estado da arte hoje são as empresas chinesas e os seus denominados Ecossistemas de Negócio.

Porque a transformação vem da China

O epicentro dessa transformação vem das empresas chinesas por pura e simples demanda do mercado. O excelente livro “The 1 Hour China”, dos escritores Jeffrey Towson e Jonathan Woetzel, mostra de forma competente e pragmática como o mercado nesse país se transformou (e se transforma) em um ritmo que é até mesmo difícil de compreender na sua totalidade. Tal ambiente impõe às empresas uma necessidade de transformação que é fator primordial para sua sobrevivência.

As seis megatendências

O livro descreve seis megatendências que levaram o país ao atual ritmo de transformação.

1 – Urbanização: o mundo nunca assistiu a tamanha mudança sócio-demográfica como ocorreu e ocorre na China. Nos últimos 30 anos, 300 milhões de chineses saíram dos campos para as cidades e o mais incrível é que ainda faltam outros 350 milhões de chineses para fazer esse mesmo movimento nos próximos anos. Essa migração implica em uma mudança de absolutamente tudo: estrutura das cidades, dinâmicas de consumo, infraestrutura, impactos ambientais, impactos econômicos, etc.

A Grande Shanghai e seus 36 milhões de habitantes

2 – Escala de manufatura: tudo na China tem escala colossal e isso faz parte do modelo de negócio desenhado pelas empresas chinesas, onde as empresas buscam a todo custo ter uma escala tão superior aos seus concorrentes que se torna muito difícil (ou quase impossível) competir com elas. Esse modelo pressupõe que as companhias precisam crescer e crescer muito rápido. A empresa que alcançar a maior escala irá engolir seus competidores e dominar o mercado. Assim, crescer se tornou obsessão para a grande maioria das companhias chinesas.

Fábrica da gigante chinesa Foxconn

3 – Consumidores emergentes: eu comentei que tudo na China tem escala colossal? Pois bem, nos últimos 30 anos 300 milhões de chineses saíram da pobreza e entraram para a classe média. Estima-se que nos próximos anos outros 200 milhões irão fazer o mesmo. Isso significa que a população da região da Ásia-Pacífico que, em 2009, representava 18% da classe média do mundo, passará a representar 60% dela até 2030. O crescimento global vem e virá dessa região nos próximos anos. Para efeitos de comparação, na década de ouro brasileira (de 2003 a 2013), nós tivemos 30 milhões de brasileiros entrando na classe média. Você consegue imaginar a escala e poder que as empresas dessa região terão na economia mundial?

Chineses na estação de trem em Hangzhou durante o ano novo Chinês

4 – Poder do capital: o sistema financeiro na China impressiona pelo seu alto volume, eficiência, sofisticação e alta complexidade. Toda a escala abordada nas megatendências anteriores faz com o que o governo chinês e as empresas chinesas tenham a seu dispor muito capital, dinheiro esse que é utilizado para reinvestimento, aquisições e aceleração do crescimento.

Hong Kong – um dos principais centros financeiros do mundo

5 – Poder do conhecimento: nos últimos 10 anos o governo chinês passou a investir pesado em educação. Nesse curto espaço de tempo de uma década construiu o maior sistema de ensino superior do mundo e que forma 7,5 milhões de chineses por ano.  O Brasil, por sua vez, tem apenas aproximadamente 25 milhões de formados no ensino superior.  Isso significa escala de poder intelectual. A China tem a seu dispor um exército de cérebros altamente capacitados e por baixíssimo custo.

Estudantes chineses fazendo o Gaokao – o vestibular chinês

6 – Internet chinesa: existem aproximadamente 800 milhões de chineses online, dos quais cerca de 500 milhões só passaram a acessar a internet há menos de oito anos. Era uma população rural, que há menos de dez anos não tinha acesso a nada e que passou a ter acesso a um mundo de informações, oportunidades e infinitas possibilidades através da internet. Esse movimento gera uma profunda e contínua mudança no comportamento dos chineses.

Número de chineses online – Dados da Statista

Além dessas seis megatendências, outro fator que é tão forte quanto – e talvez seja o mais forte de todos – são as intervenções do governo chinês, que tem total autonomia para mudar leis, incentivos e investimentos ao seu bem entender. Essa constante incerteza é o estado “normal” do mercado, o empreendedor chinês sabe que a regra do jogo irá mudar e que isso pode arruinar seus negócios do dia para a noite caso ele não se adapte rapidamente.

Acredito que já ficou claro os motivos pelo quais os grandes movimentos transformadores do mundo estão vindo da China. O contexto de mercado naquela economia obriga as empresas chinesas a pensar diferente. Ou se adapta, inova, diversifica e expande ou morre.

É nesse contexto que nasce uma nova forma de organização das empresas, uma nova dinâmica empresarial batizada de Ecossistemas de Negócio. É uma nova mutação de estrutura organizacional, desenhada e pensada com foco para a inovação, rapidez, adaptabilidade, sinergia, expansão e escala.

No meu artigo “Ecossistemas de negócios: o modelo de crescimento exponencial dos chineses” falei mais sobre esta nova estrutura organizacional.

O futuro definitivamente vem da China e nós temos muito o que aprender com eles. Os chineses estão vivendo uma realidade de mercado que está 10-20 anos na nossa frente e a vantagem disso é que podemos nos preparar hoje para o futuro do nosso mercado.

 

NOTA: A GS&MD realizará o “Ignition 360°” em abril deste ano, que levará uma delegação para conhecer os maiores cases e exemplos de inovação do varejo chinês. O roteiro envolve visitas de estudos, relacionamento e negócios às cidades de Beijing, Shangai, Shenzen, Hanghzou e Hong Kong. Para saber mais, acesse: retailignition.com.br/china

* Imagens reprodução

Postagem anterior

Shopping Granja Vianna traz a primeira livraria Peg & Pag para a região

Próxima Postagem

Casas Bahia e Pontofrio realizam promoções para a ocasião

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Casas Bahia e Pontofrio realizam promoções para a ocasião

Casas Bahia e Pontofrio realizam promoções para a ocasião

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.