Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Lojas Americanas faz parceria com a Fundação Amazonas Sustentável

Redação de Redação
15 de março de 2019
no ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

A Lojas Americanas inicia parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização brasileira não governamental que atua há mais de dez anos na região amazônica, para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas.

Ciente do seu papel no desenvolvimento econômico e social e da importância da Amazônia para o Brasil e o mundo, a Lojas Americanas direciona seu investimento social para projetos de educação e conectividade na região. A iniciativa integra as diretrizes de responsabilidade e sustentabilidade da Lojas Americanas, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organizações das Nações Unidas).

Com base em uma metodologia participativa com comunidades ribeirinhas da Amazônia, a FAS definiu junto com a Lojas Americanas o direcionamento dos seus investimentos em quatro projetos: educação ambiental voltada para boas práticas em gestão de resíduos sólidos; acesso à conectividade, à inclusão digital e à capacitação tecnológica para comunidade escolar e local; estímulo ao empreendedorismo jovem com oferta de cursos de qualificação profissional voltados aos interesses das cadeias produtivas locais; e melhoria da alfabetização local e fortalecimento do ensino primário fundamental, por meio da formação continuada de professores e realização de diagnósticos educacionais.

“Ao todo, a iniciativa impactará 123 comunidades ribeirinhas e indígenas e mais de 1.500 pessoas por meio de projetos apontados como prioritários por moradores da região, em conjunto com a FAS”, comenta Carlos Padilha, diretor financeiro e de sustentabilidade da Lojas Americanas. “Mesmo nas regiões mais isoladas, será possível acessar a internet e se comunicar de forma mais ágil e efetiva com todo o Brasil e o mundo.

Assim, conseguiremos promover melhores condições de comunicação, educação e geração de renda para que os moradores locais possam se manter em suas comunidades com uma infraestrutura que não agrida o meio ambiente e que lhes abra novas e melhores condições de vida”, acrescenta Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável.

ODS e parceria

Os projetos desenvolvidos em parceria com a FAS contemplam 5 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram o plano de ação da ONU para o desenvolvimento sustentável da humanidade até 2030:

  • ODS 4: trabalha a educação inclusiva e de qualidade para todos.
  • ODS 8: defende o emprego digno e o crescimento econômico.
  • ODS 10: busca a redução das desigualdades.
  • ODS 12: promove o consumo e a produção responsáveis e está sendo trabalhado pela primeira vez pela Lojas Americanas.
  • ODS 17: estimula a formação de parcerias para a implementação das metas previstas nos ODS.

Local e global

O objetivo central dos projetos é proporcionar a essas comunidades, que hoje vivem em áreas ainda isoladas da Amazônia, a possibilidade de se manter na região com melhores condições de vida, capacitação através de educação complementar e novas oportunidades de geração de renda, respeitando a cultura local e o meio ambiente. Um importante passo nesse sentido será o projeto voltado para a inclusão digital e à capacitação tecnológica.

A Lojas Americanas levará conectividade à região e investirá na adaptação da infraestrutura dos 9 Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS, para instalação e renovação de laboratórios de informática, adquirindo todos os recursos digitais necessários para que a comunidade escolar e ribeirinha possa ser capacitada em tecnologia da informação, até aqui inacessível por conta da distância em relação aos grandes centros. Serão oferecidos cursos para 180 jovens e mais de 1.000 pessoas terão acesso aos computadores dos laboratórios de informática.

Educação e empreendedorismo

Na frente de educação ambiental e gestão de resíduos, a Lojas Americanas está ampliando o atual projeto de 8 para 11 comunidades da Área de Proteção Ambiental do Rio Negro e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. Os moradores locais serão capacitados a realizar coleta seletiva, encaminhamento correto dos resíduos sólidos e entenderão a importância da redução da geração de resíduos.

Já no eixo de empreendedorismo, o investimento da companhia vai proporcionar 5 cursos anuais de formação inicial, com carga horária de 60 horas cada. O objetivo é fornecer qualificação profissional para jovens e adultos dos 9 Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS. Os temas dos cursos são relacionados aos interesses das cadeias produtivas locais, como pesca, turismo e artesanato, entre outras áreas. As aulas serão desenvolvidas e ministradas em parceria com instituições voltadas ao empreendedorismo e o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM).

Por fim, a Lojas Americanas promoverá a melhoria da alfabetização para moradores dos municípios de Itapiranga e Iranduba em parceria com a FAS e as Secretarias Municipais de Educação dos municípios.  Além do desafio de logística e isolamento das comunidades, as escolas ribeirinhas do Amazonas também carecem de formação adaptada à realidade local. Por isso, o projeto será voltado tanto para professores do ensino fundamental (1ª a 5 ª série) como gestores municipais de escolas do interior com o objetivo de impactar positivamente os alunos. Serão dois ciclos anuais de 16 horas cada, que beneficiarão 50 professores, 10 gestores municipais e 200 estudantes.

Postagem anterior

Ovo de chocolate saudável é opção perfeita para o “doce período” de páscoa

Próxima Postagem

Cresce otimisto das famílias da classe C

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Cresce otimisto das famílias da classe C

Cresce otimisto das famílias da classe C

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.