Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

Apenas 14,4% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento de todos os seus direitos

Redação de Redação
15 de março de 2024
no Destaque do dia, Dia do Consumidor, Direitos do consumidor, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Poucos consumidores conhecem seus direitos, mostra pesquisa do Reclame Aqui

Comprar é preciso. Nem que seja para apenas abastecer a casa. A operação trivial e necessária, no entanto, pode acabar em prejuízo ou em muita dor de cabeça quando o consumidor desconhece os seus direitos. De um lado, exigir não é sinônimo de poder, caso o comprador reivindique direitos que não constam do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ou tenha assinado contrato de compra e prestação de serviço sem leitura atenta. De outro, a falta de conhecimento leva os clientes a enormes perdas, como práticas abusivas, juros acima do permitido, promoções enganosas, contratos maliciosos, impossibilidade de devolução ou troca com prazo diferente daquele determinado pelo CDC.

Embora as lojas físicas sejam obrigadas por lei a manter um código de fácil acesso ao consumidor nos pontos de venda, uma pesquisa realizada pelo Reclame Aqui (RA), plataforma digital para reclamações dos consumidores e consulta sobre a reputação das empresas, mostra que apenas 14,4% afirmam conhecer todos os seus direitos, mas 93,8% fariam compras com mais segurança se conhecem melhor o Código de Defesa do Consumidor. Foram entrevistados 4,3 mil usuários do site entre os dias 7 e 8 de março.

Entre os respondentes, 67,7% disseram conhecer parcialmente e 17,9% afirmaram não conhecê-los. No entanto, a maioria, 81%, sabe que toda loja deve ter um CDC e apenas 19% dos respondentes precisaram consultá-lo.

A pesquisa do RA foi divulgada nesta sexta-feira, 15, Dia do Consumidor, e alerta os compradores sobre a importância de conhecer os seus direitos.

Perfil de consumo 2024

O Reclame Aqui também incluiu em seu levantamento perguntas que geraram um perfil de consumidor para o ano de 2024. De acordo com os resultados, 60,8% dos compradores planejam gastar menos que em 2023 e cerca de um terço deve manter o mesmo nível. Estão no radar desses consumidores os gastos com: roupa, calçados e acessórios (17,8%), eletroportáteis e eletrodomésticos (11,7%), pacotes aéreos ou pacotes de viagem (11,3%) em produtos de beleza e higiene pessoal (10,9%).

O principal meio de pagamento para as compras continua a ser o cartão de crédito (40,9%), seguido bem de perto pelo Pix (30,7%). O e-commerce é disparado o principal meio de compra desses usuários. Lojas online e marketplaces ganharam a preferência de 39,7% público, enquanto 15,8% optam por comprar via WhatsApp e redes sociais. Vale ressaltar que quando se trata de loja física, a maioria prefere fazer comprar no comércio do bairro (23,4%) e 21%, em grandes redes.

Esse cliente compra por diversos dispositivos eletrônicos, alternando entre celular, notebook e tablet (57,7%). Porém, a preferência pelo celular (30,6%) é significativamente maior que pelo computador (11,7%).

A principal dificuldade para as compras online é a incerteza sobre segurança e a reputação da loja. Para esse e os demais critérios que mais contam na hora de escolher a loja, uma marca ou um produto, o digital shopper se baseia na opinião dos demais consumidores, sendo que 24,3% procuram informações na plataforma do Reclame Aqui.

E, por falar em confiança, a expectativa do consumidor para este ano em relação às empresas não tem a ver com preço: 37,7% esperam que elas cumpram o que prometem, como os preços marcados, prazos e entregas, e melhorem o atendimento em todos os canais de comunicação (19%).

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Avalanche de mensagens pelo Dia do Consumidor pode prejudicar vendas

Próxima Postagem

McDonald’s suspende operações em alguns restaurantes no mundo por problema tecnológico

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado
Economia

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril
Varejo

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre
Economia

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil
Indústria

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária
Indústria

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025
Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig
Economia

Incorporação da BRF prevê prêmio de até 38% aos acionistas da Marfrig

16 de maio de 2025
Bancos passam a oferecer portabilidade de consignado para empregados CLT
Economia

Bancos passam a oferecer portabilidade de consignado para empregados CLT

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
McDonald's suspende operações em alguns restaurantes no mundo por problemas tecnológicos

McDonald's suspende operações em alguns restaurantes no mundo por problema tecnológico

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.