A Aramis deu início a uma semana de promoções e ações de awareness para impulsionar seus números durante o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março. Com descontos a partir de 40% em itens selecionados, a marca oferece condições especiais até o dia 17.
A varejista de moda masculina estende as comemorações da data pela primeira vez neste ano e adota o conceito de omnicanalidade ao trazer ações integradas que buscam aperfeiçoar a jornada do consumidor, seja ele novo ou conhecido da marca.
Guilherme Farinelli, Chief Marketing Sales Officer da Aramis Inc, explica que a marca costuma fazer ações diferentes para trazer awareness entre novos e antigos clientes. Quem é cadastrado no site recebeu convites anteriores à campanha para acessar as ofertas de modo antecipado por meio de uma página dividida entre categoria, tamanho e tipo de produto.
“O digital permite a criação de uma experiência facilitada. O cliente pode filtrar sua pesquisa para os itens que estão em promoção, para os lançamentos ou para aqueles que sempre estão no catálogo. Conseguimos criar vários formatos de jornadas durante a navegação do cliente no site ou aplicativo”, explica Farinelli.
Quem prefere a experiência das lojas físicas pode conferir espaços modulares que se adaptam às datas e lançamentos da marca. Com 116 lojas em operação, o canal é responsável por 85% das vendas. “Temos um planograma de loja que ajuda na organização de acordo com os eventos que fazemos e que facilita o momento de compra do cliente”, conta.
Crescimento agressivo
A semana do consumidor faz parte de uma ambiciosa estratégia de crescimento da house of brands Aramis Inc. O grupo pretende alcançar R$ 1 bilhão em faturamento até 2026 e, para isso, planeja dobrar seus números ano após ano. Em 2023, cresceu 18% ante os R$ 490 milhões registrados em 2022.
“Vamos participar mais ativamente de datas comemorativas como o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais para suportar essa estratégia. Queremos estar cada vez mais presentes no bolso e no guarda-roupa dos nossos clientes”, afirma Farinelli.
Inteligência Artificial
A Aramis investiu na construção de um data lake, que concentra dados demográficos, transacionais e comportamentais, e integrou essas informações nas ferramentas de comunicação e na ampliação do uso do aplicativo dos vendedores.
“Temos melhorado muito nossa entregabilidade, conversão e acerto de mix. Hoje conseguimos categorizar o que vai para as lojas baseado no perfil de cliente que frequenta cada unidade”, explicou.
O movimento permitiu a melhora do sortimento em loja, que aumentou em 29% no giro de estoque e 25% na queda de ruptura a partir da utilização de machine learning para o entendimento das vendas em cada uma das lojas. A adoção da IA foi feita em parceria com a Cognitivo e a Kognita.
“A Aramis acompanha muito as tecnologias emergentes. Quando eu olho para o marketing, personalizamos campanhas com mais eficiência no e-mail, SMS, banner no site ou aplicativo”, conclui Farinelli
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