Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Novas categorias e serviços ganharam relevância nos estabelecimentos de saúde

Larissa Féria de Larissa Féria
15 de março de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Hub de saúde, farmácia do futuro se transforma em destino de autocuidado e bem-estar

Sair de um modelo de sickness para o wellness. Com a proposta de ir além da simples dispensação de medicamentos, a farmácia do futuro se transformou em um ecossistema de saúde e bem-estar ao integrar tecnologia, serviços e conveniência.

“A ideia é que as pessoas venham à farmácia não apenas para tratar doenças, mas também para adquirir suplementos, vitaminas e outros produtos que promovam um estilo de vida saudável”, afirma Gean Martins, CEO da GMartins Consultoria, em palestra na Conexão Farma, que aconteceu entre os dias 12 e 14 no Expo Center Norte, em São Paulo. A MERCADO&CONSUMO foi media patner do evento e fez uma cobertura especial.

Com essa proposta, outras categorias têm ganhado relevância nas gôndolas da farmácia, como higiene pessoal e cosméticos, trazendo novos públicos e impulsionado o faturamento.

Como o setor teve um grande crescimento com a pandemia de covid-19, um dos principais desafios é se manter em expansão a partir de uma base alta. Em 2021, por exemplo, o consumidor comprava, em média, três itens a cada ida ao estabelecimento, com ticket médio de R$ 54,01.

Com o fim da pandemia, a compra de itens caiu para 2,5 e o ticket médio foi para R$ 41,99. A previsão para este ano é de 2,5 itens por ida às farmácias, com gasto médio de R$ 47,68.

Por outro lado, a previsão é de que o valor gasto por item passe de R$ 18, em 2021, para R$ 19,07 neste ano.

Segundo Martins, esses resultados demonstram a importância de oferecer um novo mix de produtos e serviços nos espaços. “A categoria dermo, por exemplo, sobe o faturamento da farmácia, mas é preciso entender o perfil de cliente que vai à sua loja e o que ele busca”, diz.

Com a permissão dada pela Anvisa, em 2023, para que realizem mais de 40 tipos de análises clínicas, as farmácias podem aproveitar essas idas ao estabelecimento e oferecer uma cesta de produtos e serviços.

Entre os pilares que a farmácia do futuro deve oferecer, Martins destaca 4 pontos:

Evolução digital – Entre os consumidores que utilizam os canais digitais, o WhatsApp é o preferido. Ele deve ser usado como uma ferramenta de aproximação com o cliente e de vendas;

Automação – Usar a IA para automatizar tarefas, como agendamento de funcionários, gerenciamento e estoques e processamento de pedidos de compra. O uso do CRM pode potencializar as vendas e margens;

Comunicação remota – Fornecer serviços farmacêuticos e de saúde de forma remota para atender os clientes que dificuldade de mobilidade ou que preferem a conveniência.  Como exemplo, Martins cita o esclarecimento de dúvidas sobre opções de tratamento, sugerir medicamentos de venda livre e instruções de uso de medicamento;

Mobiliário – proporciona melhor jornada de compra do cliente na loja, influenciando a tomada de decisão na conversão de compra.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

China promete ser mais rígida para aprovar IPOs, que já estão em retração

Próxima Postagem

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice
NRA Show

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações
Economia

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

Apple pagará US$ 490 mi para encerrar processo por falas de Tim Cook sobre demanda na China

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.