Reforçando a importância da economia circular e da gestão responsável de resíduos, o iFood, em parceria com a Eureciclo, atua para reciclar as bags usadas pelos entregadores. A iniciativa começou em 2024 e, desde então, já reaproveitou mais de 35 toneladas de resíduos, o equivalente a aproximadamente 233 motocicletas.
Para evitar o descarte em aterros sanitários, as bags gastas ou danificadas – feitas de metal, zíper, isopor e plástico – são descartadas corretamente e enviadas para reciclagem. No período da parceria, 31 coletas foram realizadas em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
“No iFood, buscamos soluções inovadoras para reduzir o impacto que a cadeia do delivery gera no meio ambiente e a reciclagem é um ponto chave em nossa estratégia de sustentabilidade. Nossa parceria com a Eureciclo é um exemplo de como a economia circular pode contribuir para chegarmos a um futuro mais consciente”, comenta Renata Torres, diretora de Frotas Elétricas e Soluções de Impacto do iFood.
A colaboração entre iFood e Eureciclo fortalece a cadeia de reciclagem e promove a conscientização sobre a reutilização de materiais em um cenário de crescente preocupação ambiental.
Como funciona a parceria
De abrangência nacional, a Eureciclo opera em conjunto com empresas e o setor público para garantir a destinação correta dos resíduos, além de incentivar melhores práticas de logística reversa no País.
“A parceria com um dos mais importantes players do mercado brasileiro expande ainda mais o raio de abrangência das nossas ações por meio da reciclagem de bags, que contribuem para a preservação ambiental, além de impulsionar o desenvolvimento social e financeiro da cadeia, dentro da perspectiva da economia circular”, afirma Marcos Guerra, gerente de Operações na Eureciclo.
O iFood iniciou a parceria para resolver a alta demanda de descarte de bags após a retomada econômica pós-pandemia. Com o apoio da Eureciclo, os materiais em fim de vida útil são coletados por operadores parceiros e transformados em insumos para novos produtos.
“O investimento direcionado à gestão adequada de resíduos é um passo importante para a construção de um futuro equânime e sustentável, onde uma marca tão relevante desempenha um papel de protagonismo nesta trajetória tão relevante no setor alimentício”, conclui Guerra.
Imagem: IStock