Donuts de graça: a estratégia da Krispy Kreme para conquistar São Paulo

Marca, que abre loja na cidade ainda em abril, está distribuindo milhares de donuts em regiões diferentes da cidade

A estratégia de distribuir donuts de graça num aquecimento para a abertura da primeira loja no Brasil tem feito a empresa norte-americana Krispy Kreme movimentar regiões diferentes da cidade de São Paulo.

Nesta terça, 15, a empresa vai distribuir 1.000 caixas de donuts às 17h na Estação Berrini, Rua Guilherme Barbosa de Melo, 111; e outras 1.000 às 19 no Centro Empresarial Nações Unidades (Cenu), Rua Edward Norton, 51. A marca está postando em sua conta no Instagram os locais em que fará o que chama de “drops”.

A chegada da marca ao Brasil tem sido festejada por consumidores que a conhecem de viagens feitas aos Estados Unidos. Muitos deles têm enfrentado filas para pegar os donuts de graça que a Krispy Kreme está distribuindo pela cidade.

Para a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, a estratégia da empresa nessa chegada ao País é acertada. “A Krispy Kreme data de 1.937 e é uma marca do coração para os americanos. Os donuts que tradicionalmente conhecemos no Brasil são uma referência diferente do que é a proposta oferecida por eles. Imaginar que o cliente vai experimentar algo que desconhece seria um equívoco. Então, a marca fez um golaço com essa estratégia de distribuição do produto para que as pessoas criem suas primeiras experiências e memórias.”

Cristina Souza lembra de uma estratégia parecida já adotada no País no foodservice. “Quem se lembra do mercado de gelatos há poucos anos? A experimentação era um momento obrigatório para justificar o preço em relação ao sorvete disponível no mercado nacional. E deu certo. Hoje, as pessoas são absolutamente apaixonadas e compreendem a proposta de valor das gelaterias. Voltando à Krispy Kreme: vencedora a estratégia.”

‘Loja-teatro’ da Krispy Kreme

A vinda da Krispy Kreme para o Brasil acontece por meio de uma joint venture com a rede de conveniência AmPm, da Ipiranga, que terá exclusividade na distribuição do produto fora de lojas da marca.

A Krispy Kreme vai iniciar operação com a abertura de uma “loja-teatro” na Avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo. Com 600 metros quadrados em dois andares e um drive-thru, a loja vai abrigar uma fábrica com capacidade para 50 mil donuts por dia a olhos vistos. A ideia com a exposição do processo produtivo é inculcar no consumidor a opção das rosquinhas de massa açucarada frita com coberturas variadas, fabricadas no dia do consumo.

Essa primeira unidade contará com um totem com a inscrição “Hot Now” que, uma vez aceso, indica a preparação de uma fornada naquele momento.

O que é a Krispy Kreme?

Krispy Kreme tem sede em Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e é famosa pelos donuts frescos. A empresa opera em mais de 35 países por meio de uma rede de lojas, parcerias com grandes varejistas e um negócio de e-commerce e delivery. No total, são mais de 13 mil pontos de venda.

A empresa tem investido amplamente na expansão global e vê grande potencial para continuar crescendo em mercados novos e já existentes, aproveitando sua forte identidade de marca e implementando o modelo Hub and Spoke (Centro e Distribuição). Para a empresa, essa estratégia permite expandir a presença da marca de forma sustentável, mantendo sua exclusividade e atendendo a uma crescente demanda dos consumidores.

Planos de expansão

Nos Estados Unidos, ainda há mercados densamente povoados com pouca ou nenhuma presença da Krispy Kreme. Além disso, a empresa vê oportunidades para expandir sua presença em países onde o modelo Hub and Spoke ainda está em desenvolvimento.

O Brasil é um mercado prioritário para o crescimento da Krispy Kreme fora dos Estados Unidos. Além da loja de São Paulo, a ideia é alcançar outros Estados brasileiros. O modelo será semelhante ao operado pela Krispy Kreme em outros países com redes de varejo como 7Eleven, Tesco e Walmart.

Essa expansão acontece após o bem-sucedido lançamento da marca em Paris, em dezembro de 2023. Os planos de crescimento da marca também incluem a entrada em mercados estratégicos como China e partes da Europa Ocidental.

Imagem: Divulgação

Redação

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