Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Será que todo grande varejista vai virar um banco?

Caio Camargo de Caio Camargo
15 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Em um dos meus artigos passados, comentei sobre o problema da desbancarização do consumidor brasileiro. Mais de 40% da população ainda se encontra sem qualquer tipo de conta no banco e muito longe dos hoje chamados “meios de pagamentos digitais”, o que torna o desafio de digitalização ou o crescimento do comércio digital mais difícil.

A iniciativa do Open Banking, anunciada pelo governo há alguns dias, não somente criará oportunidades, como poderá criar uma nova revolução no varejo brasileiro, ou como entendemos esse.

O Open Banking, entre outras coisas, irá possibilitar que o próprio consumidor gerencie a disponibilização de seus dados e permita que empresas de menor porte, como as startups, também ofereçam empréstimos e outros serviços a taxas que tendem a ser mais competitivas.

Nesse novo movimento, onde o consumidor empoderado se torna o centro das atenções, o varejo pode usar essa nova oportunidade como uma maneira de se tornar um super hub de serviços ao consumidor, sendo não somente a plataforma onde ele consome produtos, mas também onde poderá rodar boa parte do seu dinheiro.

É engraçado comparar o movimento que começa a tomar forma com algo que já conhecemos há muito tempo no país. Há mais de 70 anos, Silvio Santos iniciou sua fortuna com seu carnê, possibilitando que os clientes que fossem adimplentes pudessem, ao final das prestações, trocar os valores pagos por produtos nas lojas do Baú da Felicidade.

Embora o modelo do antigo carnê ainda esteja vigente (e com muito sucesso), podemos pensar que o varejo começará a oferecer plataformas muito mais elaboradas em termos de serviços, possibilitando que o consumidor até mesmo receba salários ou depósitos em uma conta criada e administrada por algum varejista.

Na prática, se antes a questão era ofertar dinheiro (crédito) para o consumo, parece que boa parte dos modelos que podem surgir irão para o sentido contrário, orientando o consumidor a poupar ou fazer alguma economia para comprar em modalidades pré-pagas.

Como exemplo, desde o final de abril, as Pernambucanas começaram a implantar seu modelo de conta/carteira digital, enunciando também a não necessidade de consulta ao sistema de crédito para a abertura. Na prática, a conta digital funciona como uma conta corrente, com direito a depósitos e saques nas redes 24h, ou na própria rede de lojas, que ganham vantagem por sua capilaridade. Toda a movimentação é pré-paga, são cobradas uma pequena mensalidade e algumas taxas de acordo com as operações realizadas.

No turbilhão de novidades que parecem que vão sacudir o varejo em pouco tempo, a oportunidade de se tornar banco já pode estar sendo discutida nas mesas de diretorias das maiores empresas do varejo brasileiro. Se o setor não vive sem crédito, é bem verdade que se tornar um banco e cortar algum dos intermediários pode ser algo extremamente vantajoso em termos financeiros. É apenas uma questão de (pouco) tempo para vermos como o varejo e o consumidor brasileiro vão se adaptar a essa nova realidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Não há espaço para um sortimento ineficiente

Próxima Postagem

Mercado Livre aposta no setor de beleza para crescer

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado Livre vai aportar mais de R$ 23 bilhões no Brasil em 2024

Mercado Livre aposta no setor de beleza para crescer

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.