Marcas que não atendem as necessidades dos consumidores certamente ficarão para trás, principalmente no mundo pós-covid. O Mercado & Consumo desta manhã encerrou a semana com quatro especialistas sobre comportamento e consumo, que trouxeram grandes insights durante a live.
Abaixo listamos os principais pontos trazidos por Lourenço Bustani, sócio fundador da Mandalah; Ulisses Zamboni, presidente da Santa Clara; Karen Cavalcanti, sócia da Mosaiclab/GS&Inteligência; e Gabriel Milanez, vice-presidente de Estratégia da BOX 1824.
1 – A era do consumo realista e do consumidor investidor – olhar para o consumo de forma diferente e mais exigente, com consumidores conectados, digitais, conscientes e solidários que vão investir de acordo com critérios de transparência e propósito de verdade;
2 – Não há apenas um novo padrão de comportamento. Cada um está passando pela pandemia de forma diferente, gerando padrões diversos de comportamento. As mudanças são proporcionais ao trauma, seja econômico, seja pela dor;
3 – A pandemia veio para transformar as relações e a marcas. Colaboração, solidariedade, ações e parcerias em prol da sociedade deverão liderar preferência entre marcas e serviços;
4 – Estamos passando por uma revolução subjetiva. É um momento de reflexão sobre como vivemos e consumimos que vão determinar novos padrões de consumo;
5 – É preciso repensar as relações com o consumo, diversidade, desigualdade, mulheres, relações de poder e do propósito e empatia das empresas.
Veja também as dicas compartilhadas pelos especialistas:
1 – Importância de entender e prever os novos comportamentos e lifestyles para a retomada;
2 -É importante trabalhar no real propósito das marcas;
3 – Personalização e inovação serão guias da retomada;
4 – O pós venda será tão importante quanto a venda;
5 – Ter empatia e levar em conta a diversidade e os mais fragilizados nas estratégias de retomada.
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