Via lança programa de certificação para reconhecer parceiros do marketplace

Via Certifica funciona por meio de um processo de análise de desempenho e funcionalidades

A Via, dona das varejistas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, criou programa de certificação para avaliar os hubs de integração conectados ao marketplace da companhia. O objetivo é garantir que eles forneçam soluções confiáveis e de alta qualidade para os lojistas parceiros.

Batizado de Via Certifica, o programa funciona por meio de um processo de análise de desempenho e funcionalidades. O programa concede um selo de classificação de 1 a 5, sendo que as notas mais altas indicam que o hub possui as melhores e mais qualificadas soluções e recursos disponíveis, conforme as necessidades da plataforma de marketplace da Via.

Entre os critérios analisados para avaliação dos hubs de integração, estão a rapidez com que ele atualiza suas funcionalidades com a Via, se disponibiliza todos os recursos e atualizações oferecidos pela plataforma do marketplace, se a integração é estável e preparada para trabalhar com alto volume de vendas e as avaliações dos lojistas.

Via lança programa de certificação para reconhecer parceiros do marketplace
Selo Via Certifica

De acordo com a Via, os hubs de integração certificados contam com suporte especializado para garantir uma boa experiência de integração e vendas para o lojista. Assim, afirma a empresa, ao optar por um hub certificado o parceiro tem a garantia de contar com o melhor atendimento e estabilidade na operação.

Mesmo os hubs com notas mais baixas possuem os requisitos básicos para funcionamento, uma vez que todos passam por um processo de homologação. A principal diferença é que lojistas que utilizam um hub certificado com selo 5 desfrutam da melhor experiência na gestão de produtos, pedidos e frete no Via Marketplace.

“Estamos trabalhando para que 2023 seja o ano da performance operacional do marketplace. E sabemos que só é possível atingir este objetivo se trabalharmos de forma colaborativa com os nossos parceiros – hubs de integração e lojistas – e, principalmente, se tivermos uma gestão embasada em dados, troca de informação e confiança”, afirma Fernanda Winck, diretora de operações do marketplace da Via.

A executiva diz que o trabalho feito no Via Certifica é resultado de um processo de escuta ativa realizado com parceiros. “Nos últimos dois anos, colhemos feedbacks, investimos em tecnologia e, agora, estamos fazendo refinamentos para termos um fluxo de pós-venda cada vez mais eficiente. Nosso grande objetivo é minimizar pontos de fricção em toda a jornada da venda, o que contribui com a redução de custos e traz eficiência operacional ao nosso marketplace”, afirma.

De acordo com a executiva, além do Via Certifica, a empresa também lançou recentemente uma nova política de frete grátis para aumentar a recorrência das vendas do marketplace, melhorar ainda mais a experiência dos clientes e lojistas, além de expandir a participação do Envvias, que é a plataforma logística da Via.

Pontuação e benefícios

A nova política é válida para os lojistas que utilizam as modalidades Coleta, Correio e Fulfillment do Envvias, em compras a partir de R$ 69,90 para as regiões Sul e Sudeste. Além disso, quanto melhor é a pontuação dos lojistas nos indicadores de qualidade do Via Performance, que é a ferramenta que mostra a satisfação do cliente com a compra, maior é o desconto que o lojista terá no valor do frete.

“Se o lojista tiver uma boa performance relacionada às vendas no marketplace, a Via coparticipa com uma parte do frete. Esta é uma forma de garantirmos a qualidade e a ótima experiência ao nosso cliente ao mesmo tempo em que apoiamos o nosso lojista para que ele seja mais competitivo e tenha mais vendas no marketplace”, finaliza Fernanda Winck, diretora de Operações do marketplace da Via.

A companhia conta também com iniciativas omnicanais voltadas ao marketplace, como o Vendedor Online, no qual mais de 22 mil vendedores das lojas físicas, da Casas Bahia, vendem os produtos dos lojistas do marketplace pelo WhatsApp, fazendo uma venda consultiva, ou seja, tirando todas as dúvidas dos clientes no momento da compra, além de contribuir com a receita do marketplace.

Primeiro trimestre

A Via divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2023 e o marketplace apresenta números positivos. O GMV total da companhia atingiu R$ 11 bilhões, representando alta de 2,6% em relação ao mesmo período de 2022.

No 3P o crescimento do GMV foi maior e chegou a 25,6% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2022. O GMV do 3P no primeiro trimestre alcançou R$ 1,5 bilhão (o que representou uma alta de26% versus o mesmo período do ano passado), reflexo da execução da estratégia de estímulo da cauda longa e recorrência.

Outros dados importantes da área mostram que a quantidade de entregas cresceu 190% em relação ao mesmo período de 2022, em o Envvias, os clientes cresceram 40% e o número de pedidos aumentou 29% (versus o primeiro trimestre de 2022).

Imagens: Shutterstock e Divulgação

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