A Livraria Leitura chegará, em julho, à loja de número 100 no País, se consolidando como a maior rede de livrarias físicas do Brasil. A varejista tem 56 anos de história e foi fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais.
“Estamos muito satisfeitos com o crescimento que temos alcançado e com a resposta positiva dos nossos clientes. Por ora, planejamos a abertura de sete novas lojas em 2023 e ainda mais dez inaugurações para o ano que vem”, afirma Marcus Teles, presidente da Livraria Leitura.
Atualmente, a rede tem 99 lojas. Só em julho, três novas unidades serão abertas. A de número 100 será no Shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Em seguida, será a vez do Plaza Sul Shopping, na capital paulista, receber uma nova loja; a terceira a ser aberta em julho será na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Megastores e entretenimento
A Livraria Leitura aposta principalmente no formato de megastores, lojas que contam com cerca de 100 mil itens, como livros, revistas, materiais de papelaria e escritório, presentes e suprimentos de informática. Algumas contam, também, com espaços de entretenimento, como cafés, área geek e ambientes para leitura, além de sediarem sessões de autógrafos e eventos culturais.
Nas lojas físicas, o público da rede é de uma faixa etária acima de 25 anos, sendo 55% feminino e 45% masculino. A Livraria Leitura tem experimentado um crescimento exponencial nas redes sociais, especialmente no TikTok e Instagram. O sucesso dos “booktokers” tem sido um dos principais impulsionadores desse crescimento.
Em 2022 a Livraria Leitura registrou um crescimento excepcional de mais de 31% nas vendas de livros, em comparação ao ano anterior.
Imagem: Divulgação