Bares e restaurantes no Brasil registraram, pela primeira vez desde a pandemia de covid-19, queda na contratação de pessoas. A conclusão integra um novo estudo realizado pela Future Tank em parceria com a Associação Nacional de Bares e Restaurantes (ANR) sobre os últimos dados sobre o mercado de trabalho do setor no Brasil. Segundo análise baseada nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mês de maio de 2024 registrou um saldo negativo de 205 vagas de emprego, interrompendo três meses consecutivos de contratações positivas.
O resultado negativo do referido mês ocorreu mesmo com a abertura de vagas em 16 das 27 unidades federativas. O Rio Grande do Sul foi particularmente impactado, registrando o maior saldo negativo de empregos (1.946), devido aos efeitos das chuvas e inundações ocorridas no estado. As enchentes no estado gaúcho causaram danos devastadores à infraestrutura, mas também forçaram o fechamento temporário ou permanente de muitos estabelecimentos, especialmente bares e restaurantes, que sofreram com a destruição de suas instalações e a interrupção do fornecimento de insumos. A perda de empregos no setor foi agravada pela dificuldade em restabelecer as operações normais em meio ao cenário de crise e reconstrução.
O atual desempenho é diferente na comparação com maio de 2023, quando o setor vivenciou um crescimento significativo e abriu 3.299 novos postos de trabalho em todo o País. Por outro lado, o estado de São Paulo liderou as contratações no setor com 637 novas vagas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 376, e Minas Gerais, com 324.
“O resultado negativo de maio de 2024 reflete um desafio significativo para o setor de bares e restaurantes, interrompendo uma sequência positiva de contratações. As enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul tiveram um impacto profundo, causando o fechamento de muitos estabelecimentos e a perda de milhares de empregos. Apesar dessas adversidades severas, continuamos comprometidos em trabalhar pela recuperação e crescimento sustentável do setor”, reforça Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.
Já no acumulado do ano até maio de 2024, os restaurantes brasileiros geraram 12.093 empregos formais. O resultado é positivo, porém abaixo do observado no mesmo período de 2023, quando foram criados 19.488 novos empregos no setor.
O desempenho positivo em 2024 foi impulsionado pela criação de empregos em 21 das 27 unidades federativas, com São Paulo liderando novamente (4.048), seguido por Rio de Janeiro (2.470) e Minas Gerais (1.913). Por outro lado, os estados que mais fecharam postos de trabalho foram Rio Grande do Sul (2.643), Santa Catarina (1.163) e Espírito Santo (353).
Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock