Nós mudamos. E o relacionamento das marcas com o cliente também. Então, cabe a pergunta: no pós-pandemia, as estratégias de precificação do varejo estão alinhadas e preparadas para encarar o “novo” consumidor?
Cada vez mais, o cliente é R E I: rápido, exigente e, muito mais, informado. O avanço do acesso à internet e aos smartphones, as novas tecnologias e a digitalização forçada causada pela pandemia possibilitaram que os usuários pudessem conhecer novas marcas, comparar preços com mais facilidade e ter mais acesso a produtos e serviços até mesmo sem sair de casa.
Tudo isso fez com que o poder de decisão se concentrasse ainda mais, literalmente, nas mãos dos consumidores. Sendo assim, munidos de conhecimento e inúmeras opções, eles exigem mais qualidade, atendimento mais personalizado, pouca burocracia, agilidade e, é claro, almejam preços competitivos.
Dessa maneira, esse cenário exige um perfeito equilíbrio nos preços estabelecidos pelos varejistas e o monitoramento de preços tornou-se uma das estratégias mais importantes do varejo. Atualmente, há diversas formas de monitorar preços, tais como pesquisas manuais, com coleta de preços através de dispositivos eletrônicos ou até mesmo papel e caneta, feita por funcionários capacitados de uma equipe interna ou terceirizada; pesquisas eletrônicas com coletor de dados, aparelho focado em coletar eletronicamente os preços dos produtos escaneando o código de barras e interpretando dados; sistemas de inteligência de preço – pesquisa realizada por software de alta inteligência capaz de customizar os dados para cada negócio e fazer filtros automaticamente por categorias, praças, produtos, entre outros.
Independente da ferramenta que será utilizada, veja abaixo os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo:
1 – Melhor posicionamento de mercado
A percepção sobre os concorrentes ajuda as marcas a se posicionarem mercadologicamente de maneira mais eficiente e estratégica. É possível criar ofertas mais assertivas e ter mais diferenciais competitivos.
2 – Melhorar as negociações com fornecedores e aumentar a margem
Monitorar a concorrência é fundamental para tomar ações rápidas no que tange ao aumento de margem, principalmente com o uso de dados atualizados e precisos que são munição para argumentar e confrontar fornecedores que fazem ofertas mais atrativas aos concorrentes.
Com um melhor poder de barganha com os fornecedores e melhores condições de compra e venda, a margem é otimizada, aplicando preços mais justos e competitivos.
3 – Antecipação de estratégias e decisões mais assertivas
O monitoramento de preços é eficiente quando o objetivo é antecipar a estratégia da concorrência, prevendo as suas ações com base em um histórico de dados.
O varejista terá uma percepção melhor do comportamento da precificação do mercado e poderá tomar decisões muito mais assertivas e, principalmente, aumentar vendas e garantir uma melhor margem de lucro.
Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.
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