Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quais são os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo?

Fernanda Dalben de Fernanda Dalben
15 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Quais são os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo?

Nós mudamos. E o relacionamento das marcas com o cliente também. Então, cabe a pergunta: no pós-pandemia, as estratégias de precificação do varejo estão alinhadas e preparadas para encarar o “novo” consumidor?

Cada vez mais, o cliente é R E I: rápido, exigente e, muito mais, informado. O avanço do acesso à internet e aos smartphones, as novas tecnologias e a digitalização forçada causada pela pandemia possibilitaram que os usuários pudessem conhecer novas marcas, comparar preços com mais facilidade e ter mais acesso a produtos e serviços até mesmo sem sair de casa.

Tudo isso fez com que o poder de decisão se concentrasse ainda mais, literalmente, nas mãos dos consumidores. Sendo assim, munidos de conhecimento e inúmeras opções, eles exigem mais qualidade, atendimento mais personalizado, pouca burocracia, agilidade e, é claro, almejam preços competitivos.

Dessa maneira, esse cenário exige um perfeito equilíbrio nos preços estabelecidos pelos varejistas e o monitoramento de preços tornou-se uma das estratégias mais importantes do varejo. Atualmente, há diversas formas de monitorar preços, tais como pesquisas manuais, com coleta de preços através de dispositivos eletrônicos ou até mesmo papel e caneta, feita por funcionários capacitados de uma equipe interna ou terceirizada; pesquisas eletrônicas com coletor de dados, aparelho focado em coletar eletronicamente os preços dos produtos escaneando o código de barras e interpretando dados; sistemas de inteligência de preço – pesquisa realizada por software de alta inteligência capaz de customizar os dados para cada negócio e fazer filtros automaticamente por categorias, praças, produtos, entre outros.

Independente da ferramenta que será utilizada, veja abaixo os principais benefícios do monitoramento de preços no varejo:

1 –  Melhor posicionamento de mercado

A percepção sobre os concorrentes ajuda as marcas a se posicionarem mercadologicamente de  maneira mais eficiente e estratégica. É possível criar ofertas mais assertivas e ter mais diferenciais competitivos.

2 – Melhorar as negociações com fornecedores e aumentar a margem

Monitorar a concorrência é fundamental para tomar ações rápidas no que tange ao aumento de margem, principalmente com o uso de dados atualizados e precisos que são munição para argumentar e confrontar fornecedores que fazem ofertas mais atrativas aos concorrentes.

Com um melhor poder de barganha com os fornecedores e melhores condições de compra e venda, a margem é otimizada, aplicando preços mais justos e competitivos.

3 – Antecipação de estratégias e decisões mais assertivas

O monitoramento de preços é eficiente quando o objetivo é antecipar a estratégia da concorrência, prevendo as suas ações com base em um histórico de dados.

O varejista terá uma percepção melhor do comportamento da precificação do mercado e poderá tomar decisões muito mais assertivas e, principalmente, aumentar vendas e garantir uma melhor margem de lucro.

Fernanda Dalben é diretora de marketing da rede de Supermercados Dalben.

Imagem: Shutterstock

 

 

 

Postagem anterior

Grupo Alibaba fecha acordo para incentivar exportações brasileiras

Próxima Postagem

Jeffrey Towson: “TikTok é especialista em prender a atenção de potenciais consumidores”

Fernanda Dalben

Fernanda Dalben

Administradora de empresas com especialização em Marketing, pós-graduada em Gestão de Projetos; pós-graduada em Neurociência do Consumidor, com mais de 18 anos de experiência no varejo de supermercados, é diretora de Marketing da rede de Supermercados Dalben e Diretora da SMKT – Soluções de Marketing para Varejo.

Relacionados Posts

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Towson

Jeffrey Towson: “TikTok é especialista em prender a atenção de potenciais consumidores”

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.