Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As mudanças no mindset de consumo no pós-pandemia

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
15 de outubro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As mudanças no mindset de consumo no pós-pandemia

Recentemente, realizamos uma pesquisa com o tema Sociedade 5.0 em diversos países da América Latina para ser apresentada na abertura do Latam Retail Show, o maior evento de consumo e varejo da América Latina.

Nesse estudo nós cobrimos diversos assuntos relacionados à percepção dos povos latinos sobre a sociedade 5.0, mas também mapeamos o desejo latente de consumo para diversas categorias, além de uma série de tendências que impactarão o futuro do consumo.

O consumo, de maneira geral, está retomando o seu normal pré-pandemia, mas há mudanças comportamentais que ficaram no período, influenciadas por diversos aspectos que nortearam as relações e a forma com que as pessoas consomem atualmente.

O medo coletivo e o isolamento, muito mais fortes no início da pandemia, foram os grandes propulsores das mudanças comportamentais observadas tanto na forma como nos relacionamos com as pessoas, na relação com os estudos e o trabalho quanto com o consumo de determinadas categorias.

A aceleração na digitalização foi um facilitador para diminuir as barreiras de consumo, mantendo a segurança necessária para a saúde das pessoas. Várias inovações tecnológicas vieram para ficar e vão tornar as jornadas de compra e experiência mais dinâmicas e com menos fricção.

As mudanças no mindset de consumo no pós-pandemia

Os impactos físicos e emocionais da pandemia são evidentes e devem perdurar por muitos anos. A adaptação às novas mudanças de comportamento demandam tempo e paciência. Uma das tendências acompanhadas no estudo é a tendência de sustentabilidade humana, que é a busca das pessoas por caminhos sustentáveis para a mente e o corpo. Essa é uma contra-tendência ao medo coletivo e ao medo pandêmico e tem como principais manifestações a busca por cultura, lazer e a natureza, duramente restritos nos últimos meses e que agora começam a voltar ao normal.

Entre as categorias que as pessoas pretendem consumir nos próximos 5 a 10 anos, as viagens nacionais são a principal. A busca por cultura e lazer também está no top 10 entre as categorias que mais deverão ser consumidas nos próximos anos, mostrando o desejo reprimido do brasileiro em consumir produtos que vão lhe satisfazer física e mentalmente. Outros exemplos recentes foram o enorme sucesso nas vendas antecipadas de pulseiras para o Rock in Rio e a venda de ingressos da Fórmula 1. Talvez o consumo de cultura, lazer e viagens não seja exatamente igual foi no passado. Os protocolos de segurança, a forma de comprar e consumir mudaram, mas o desejo de consumo segue mais forte do que nunca.

% Categorias que desejam aumentar consumo ou passar a consumir |  BRASIL

As mudanças no mindset de consumo no pós-pandemia

Nós seguiremos investigando as mudanças no comportamento dos brasileiros e das sociedades latinas nos próximos anos para revelar caminhos e oportunidades para que as empresas possam seguir trilhando.

* Esses dados tiveram como base o estudo Tomorrow’s Consumer: Sociedade 5.0, desenvolvido pela Mosaiclab com campo em parceria com a Offerwise em 14 países na América Latina, com 4.930 participantes, número representativo das populações dos países e apresentado na abertura do Latam Retail Show 2021. Para mais informações sobre o estudo, entre em contato conosco via [email protected].

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Black Friday: Wine lança campanha com foco em estabelecimentos comerciais

Próxima Postagem

Dona das redes Casas Bahia e Ponto, Via lança plataforma de treinamento para lojistas

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dona das redes Casas Bahia e Ponto, Via lança plataforma de treinamento para lojistas

Dona das redes Casas Bahia e Ponto, Via lança plataforma de treinamento para lojistas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.