fbpx

Principal desejo de consumo do brasileiro é viajar pelo País, mostra pesquisa

Estudo da Mosaiclab foi apresentado nesta terça-feira no Latam Retail Show

Viajar pelo Brasil é o maior desejo de consumo de 44% dos brasileiros nos próximos cinco a dez anos, mostra o estudo “Tomorrow’s Consumer – Sociedade 5.0 Latam”, realizado pela empresa especializada em inteligência de mercado Mosaiclab e divulgado nesta terça-feira (14) durante o Latam Retail Show, maior evento de varejo e consumo B2B do país.

O índice é maior, de 56%, entre os brasileiros das gerações babyboomers (60 a 80 anos) e Y (25 a 39 anos), com 47%. Entre os babyboomers, também há forte intenção de usar aplicativos de transporte e serviços de internet.

Para os jovens da geração Z (18 a 24 anos), o maior desejo de consumo é comprar roupas, calçados e acessórios. E, para os brasileiros da geração X (entre 40 e 59 anos), eletrodomésticos e eletrônicos para o lar têm 45% da preferência, seguidos pelas viagens nacionais, com 43% da intenção de compra.

Analisando o estudo por gênero, o desejo de viajar é maior entre as mulheres (48%). Elas também querem adquirir cosméticos, artigos de decoração, roupas e acessórios. Já os homens preferem comprar eletrodomésticos e eletrônicos para o lar (42%) e internet (46%).

O estudo revela que as pessoas veem um futuro melhor e que a renda aumentará. “Há forte tendência de aumentar o consumo e não reduzir, por todas as classes sociais, especialmente pela classe alta”, afirma Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

Segundo a pesquisa, as quatro categorias com mais potencial de crescimento nos próximos cinco a dez anos no Brasil são: viagens nacionais; roupas, calçados e acessórios; eletrodomésticos e eletrônicos para o lar; e internet. Também aparece o desejo de comprar produtos de tecnologia de uso pessoal, como celular, veículos e imóveis.

Quanto mais alta a renda dos brasileiros, maior a vontade de adquirir bens ou serviços, como viagens nacionais ou internacionais, compra de veículos, de itens de decoração ou reforma do lar, cosméticos, alimentação em bares ou restaurantes e produtos financeiros.

Entre a população da classe mais baixa, o maior desejo de consumo é por roupas, calçados e acessórios; eletrodomésticos e eletrônicos para o lar, as viagens nacionais e os serviços de internet.
Se há crianças na casa, cresce a vontade e a necessidade de adquirir roupas, calçados e acessórios, eletrodomésticos e eletrônicos para o lar, alimentos funcionais e saudáveis, TV a cabo, brinquedos e seguros.

Entre a população pesquisada da América Latina, o potencial de crescimento das categorias é muito similar ao percebido no Brasil, sendo a aquisição de roupas e acessórios o principal desejo e as viagens nacionais em segunda posição.

O estudo “Tomorrow’s Consumer – Sociedade 5.0 Latam” foi realizado entre 15 de agosto e 4 setembro de 2021. Foram entrevistadas 4.930 pessoas de 14 países da América Latina (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Equador, Guatemala, Venezuela, Paraguai, Costa Rica e Panamá), com perfil representativo da população de 18 anos ou mais de cada país.

Imagem: Envato

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: