Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do luxo: tecnologia e adaptação devem ditar os novos caminhos das marcas

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
15 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O futuro do luxo: tecnologia e adaptação devem ditar os novos caminhos das marcas

O volume de transformações que o varejo de luxo atravessa nos últimos anos segue um ritmo muito parecido com as inovações tecnológicas recentes. Chegamos a um ponto sem volta: a tecnologia e modelos de negócios em redefinição vão ditar como as marcas de luxo deverão agir para manter sua relevância, desde o desenvolvimento de produtos e avaliação de tendências até o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores.

O mercado de bens de luxo registrou um recorde de 345 bilhões de euros em 2022 e manteve um crescimento robusto no primeiro trimestre de 2023. No entanto as nuances entre diferentes regiões revelam um cenário complexo e dinâmico. A Europa e a Ásia emergem como potências no setor, enquanto os Estados Unidos enfrentam desafios diante da cautela característica de anos eleitorais. O Japão se destaca como um mercado em ascensão, impulsionado por um influxo de turistas ávidos por acessórios de luxo.

O mercado de luxo no Brasil movimentou 74 bilhões de reais em 2022 e deve expandir de 6% a 8% ao ano até atingir R$133 bilhões em 2030, conforme mostra um estudo recente da Bain & Company. Todos os segmentos analisados (moda e itens pessoais, imóveis, automóveis, saúde, aeronaves privadas, iates, fine art, hoteis e bebidas finas) cresceram nos últimos anos, com destaque para imóveis e aeronaves privadas, que foram menos impactados pela pandemia.

Contudo, as mudanças constantes no setor exigem das marcas de luxo uma contínua avaliação de suas estratégias de negócios para que se mantenham em crescimento. A transformação dos modelos de negócios deve ir além de simplesmente integrar canais físicos e digitais: as marcas precisam adotar abordagens holísticas para priorizar a experiência do cliente e a personalização em grande escala, áreas cada vez mais impactadas por tecnologias como Inteligência Artificial generativa e blockchain.

Modelos avançados de IA têm o potencial de revolucionar a cadeia de valor do luxo, desde o relacionamento com o consumidor até a criatividade. Seja para criar experiências de compra personalizadas, por meio da identificação de preferências dos clientes, com recomendações sob medida, ou no monitoramento de conteúdos nas redes sociais para identificar as próximas tendências.

Além disso tecnologias emergentes como NFTs e blockchain estão se tornando cada vez mais relevantes no setor de luxo. As NFTs permitem que as marcas criem produtos digitais únicos e verificáveis, oferecendo aos clientes uma nova forma de possuir e interagir com bens de luxo. O blockchain, por sua vez, pode ser usada para garantir a autenticidade e a proveniência dos produtos de luxo, oferecendo transparência e segurança aos consumidores, inclusive nas compras e vendas de segunda mão.

Com o crescimento do mercado de luxo, fica evidente a importância de uma estratégia dual. De um lado, a busca por clientes de alto nível, focando em peças icônicas e ultraluxuosas; do outro, a atração de consumidores aspiracionais por meio de indulgências menores, como maquiagem, fragrâncias e acessórios. Essa abordagem permite que as marcas cresçam em ambos os extremos do espectro de preços, capturando a atenção de uma ampla gama de consumidores.

No entanto, não existe um caminho simples para atender a todas essas demandas. As marcas precisam investir em alavancas de crescimento, defender elementos essenciais do negócio, manter a agilidade na tomada de decisões e otimizar a gestão de estoques para garantir sua eficiência e capacidade de resposta ao mercado. Para isso, a chave do sucesso está na capacidade de se adaptarem e inovarem em busca de antecipação das mudanças do mercado.

O futuro do varejo de luxo é promissor, mas os desafios para se destacar nesse segmento são inegáveis. As marcas que conseguirem equilibrar tradição e inovação, oferecendo valor e experiências excepcionais aos seus clientes enquanto adotam novas tecnologias e redefinem seus modelos de negócios terão mais chances de se destacar e conquistar um volume crescente de consumidores.

Gabriele Zuccarelli é sócio e líder da prática de Varejo na Bain & Company na América Latina.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Delivery é principal responsável por crescimento do consumo fora do lar no 1º semestre

Próxima Postagem

Dengo Chocolates inaugura primeira franquia no Shopping Market Place

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dengo

Dengo Chocolates inaugura primeira franquia no Shopping Market Place

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.