Comércio eletrônico apresenta crescimento de 10,2% na semana do Dia das Crianças

Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado

O faturamento do comércio eletrônico na semana do Dia das Crianças cresceu 10,2%, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento destaca que o crescimento é quase o dobro do registrado no ano passado, de 5,5%.

Por outro lado, as vendas no varejo físico apresentaram uma queda de 2,2%, enquanto no varejo em geral a retração foi de 0,9%. Para a análise, foram considerados os dias de 6 a 12 de outubro, em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre as categorias de presentes, o maior crescimento foi em Livrarias e Papelarias, com alta de 8,9%. Outro segmento bastante popular relacionado ao Dia das Crianças, o de Brinquedos, teve alta de 6,1%. Em Recreação e Lazer, o aumento foi de 5,1%, e em Turismo e Transporte, de 2,6%.

“Diferente do ano passado, quando apresentaram retração de 4,7%, as vendas relacionadas a brinquedos corresponderam às expectativas. Por outro lado, o segmento de Vestuário e Artigos Esportivos, também identificado com a data, registrou queda pelo segundo ano consecutivo. […] Já o e-commerce foi ajudado principalmente pelo desempenho dos setores de Turismo e Transporte e Drogarias e Farmácias”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. 

O setor de bares e restaurantes foi o que apresentou a maior queda durante a semana do feriado, com retração de 10,1%, enquanto o setor de vestuário registrou uma queda de 5,1%.

Desempenho por região

Considerando apenas o varejo presencial, o estado do Pará foi a unidade federativa com o melhor resultado em relação ao ano passado: 5,5%. Em seguida, aparecem Santa Catarina (+2,8%), Distrito Federal (+2,5%) e Rio de Janeiro (+1,2%).

Entre os resultados negativos, o Amazonas teve a maior queda, com 10,2%. Em seguida, estão Bahia (-6,5%), Goiás (-4,6%) e São Paulo (-4,3%).

Ainda considerando as vendas presenciais, as duas regiões que registraram crescimento foram Norte (+1,4%) e Sul (+0,6%). Nordeste (-3,4%), Centro-Oeste (-3,3%) e Sudeste (-2,9%) apresentaram retração em relação ao ano passado.

Atividade do comércio

As vendas no varejo físico tiveram um desempenho positivo durante a semana do Dia das Crianças, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. O crescimento registrado foi de 0,3% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023.

O levantamento também destaca que as vendas no varejo físico em São Paulo registraram recuo. Durante a semana do feriado a queda apresentada foi de 0,1% e, no final de semana de 3,3%, no comparativo com o ano anterior.

“A última data sazonal foi a do Dia dos Pais, que indicou uma queda de 1,8% nas compras do varejo físico brasileiro. O crescimento do Dia das Crianças indica uma leve recuperação, refletindo um aumento na confiança do consumidor e uma resposta positiva às promoções sazonais”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist