Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Verão menos quente e outono e inverno mais frios podem alterar a dinâmica no varejo

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
15 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Verão menos quente e outono e inverno mais frios podem alterar a dinâmica no varejo

Com a ausência do El Niño, o clima no Brasil em 2024 trouxe uma nova dinâmica que deve impactar o mercado varejista. A volta das chuvas e as temperaturas mais amenas – bem diferentes do calor intenso registrado nesta mesma época de 2023 – marcam uma primavera mais úmida e fresca. Para este verão, a tendência deve ser semelhante.

Embora esse cenário traga benefícios consideráveis para setores como o agronegócio e a pecuária, o efeito sobre as vendas de itens sazonais de verão pode não ser tão positivo quanto ao observado em anos anteriores. Há de ser ter atenção para as estratégias de vendas de aparelhos de ar-condicionado e roupas e acessórios mais leves. Não por acaso varejistas já começam a replanejar a produção e os estoques de mercadorias para próximas estações de 2025.

Nos últimos dois anos, o clima aquecido em meses tradicionalmente frios prejudicou a comercialização de artigos sazonais. Casacos e botas, por exemplo, registraram vendas abaixo das expectativas. Em 2024, a primeira onda de frio chegou depois do Dia das Mães, limitando o impacto positivo no varejo. Agosto e setembro deste ano foram ainda mais desafiadores, com uma anomalia média de temperatura de 3 a 4 graus acima do normal, mantendo o ambiente desfavorável para os produtos de inverno.

Do ponto de vista meteorológico, as estações de 2023 e 2024 foram influenciadas pela presença do El Niño. Esse fenômeno, combinado às mudanças climáticas, causou aumento nas temperaturas em várias regiões. Além de reduzir o frio esperado, este padrão climático trouxe ondas de calor fora de época e padrões de chuva irregulares: excesso de precipitação no Sul, seca no Norte e Nordeste e temperaturas elevadas na região central.

O quadro que vivenciamos nos dois últimos invernos no Brasil reforça a importância de um planejamento cuidadoso para o setor varejista, que se vê desafiado a entender e antecipar as variáveis climáticas. Relembremos o boom de vendas de equipamentos de refrigeração, como ares-condicionados e ventiladores, fora de época.

Para produtos dessa natureza, a projeção é de crescimento devido às condições climáticas típicas do país. As atuais 36 milhões de unidades de ares-condicionados devem se multiplicar e chegar a 160 milhões em 2050, alta de quase 350%. A estimativa leva em conta o aumento do PIB feito recentemente pela Agência Internacional de Energia (AIE). No mundo, o salto será de 2 milhões para 5,5 milhões de aparelhos.

Uma pergunta-chave agora é: será que o inverno de 2025 trará temperaturas mais baixas, favorecendo o comércio sazonal do período com a possível formação de uma La Niña, mesmo que moderada? Estudos meteorológicos indicam que sim. A expectativa é de um clima um pouco mais favorável para 2025, sem os efeitos de aquecimento do El Niño. No entanto, outros fatores climáticos ainda precisam ser observados e o impacto deve variar entre as diferentes regiões brasileiras.

Essas incertezas climáticas colocam o varejo cada vez mais em um cenário desafiador. Portanto, é pertinente o uso de dados e estudos de inteligência para orientar as estratégias no mercado varejista e garantir um bom desempenho de vendas.

Alexandre Nascimento é sócio-diretor e meteorologista da Nottus.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Danone expande e-commerce para aplicativo de olho no consumidor

Próxima Postagem

Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

Natura, Heineken, Visa, Chico Rei e SP Invisível são as marcas com maior impacto social

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.