Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Por trás de uma grande rede de franquias existe sempre um grande empreendedor

Redação de Redação
16 de janeiro de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

Analisando a história de muitas redes de franquias de sucesso no Brasil percebe-se que tudo foi conseguido com muito trabalho, com uma luta diária dos empreendedores em busca de resultados, de melhores processos, da qualidade de seus produtos e do atendimento ao cliente. O sucesso não veio por acaso. Muitas empresas passaram por todos os estágios de desenvolvimento dos negócios, da fase Empreendedora à de Desenvolvimento e por último da Maturidade. Uma grande parte está na fase de Desenvolvimento, onde a busca por ocupação de mercado e de maior volume de venda é o foco principal.

Por mais que este empreendedor ainda tenha que percorrer algumas etapas de seu processo de desenvolvimento, até chegar ao estágio de maturidade ele detém um conhecimento profundo sobre o seu negócio. A curva de aprendizado percorrida permitiu a ele um domínio sobre o que é melhor para o sucesso do seu negócio, mais especificamente no que diz respeito a produtos, clientes e mercado. Por vezes, ainda lhe falta aperfeiçoamento na estrutura e nos processos, mas, a essência do negócio ele domina.

Conhecer as informações do passado e do presente das redes fica mais fácil para os candidatos a uma franquia ou para os franqueados entenderem o conceito do negócio e os processos e critérios definidos pela franqueadora em manuais e contratos, bem como o que deu certo e o que não deu e as razões; Por que esse produto e não aquele; Por que esse preço e não da rede tal e por que não fazer isso ou aquilo.

Por vezes, em processos de seleção de franqueados, nos deparamos com comportamentos de profissionais querendo “reinventar a roda” e com questionamentos precipitados e muitas vezes sem conhecimento de causa e sem embasamento técnico, sobre a gestão e os processos formatados para a franquia. O franqueador deve estar atento para esse tipo de comportamento, pois se aspectos levantados pelo candidato ou pelo franqueado não forem devidamente esclarecidos – e aqui vai uma alerta – com paciência e entendimento do momento de ansiedade que ambos estão passando, podem ocorrer duas situações: No caso do franqueado, pode levá-lo a desviar o foco de sua atenção que deve estar 100% voltada para o conhecimento da operação e capacitação da equipe. Se for um candidato, ele pode optar por outra rede e, geralmente aquela que, mais atenta, respondeu à sua necessidade de informações durante o processo de seleção.

Diante deste cenário vai uma alerta aos futuros franqueados: Se a essência do franchising está em replicar um modelo de sucesso, procure avaliar antes os fatores de sucesso da rede que está pesquisando, tire todas as dúvidas com os franqueadores e, se necessário, peça ajuda a especialistas. O que não conhecemos, não temos como avaliar, muito menos questionar. Não dá para discutir sobre o Mark up de um negócio sem entender a cadeia de abastecimento dos produtos, logística, preços de mercado, custos internos e outros dados que só a franqueadora terá condições de esclarecer, salvo que o candidato seja alguém do mercado e que domine o assunto. O que não quer dizer que o candidato deva aceitar tudo que está numa planilha, mas, deve conhecer as premissas utilizadas junto ao franqueador e entrar no negócio após ter esclarecido todas as dúvidas quanto aos resultados projetados para os primeiros cinco anos.

Só o fato do franqueado entender as razões que levaram a rede ter o sucesso que tem, o relacionamento com o franqueador tende a fluir melhor no futuro, sem o estresse que às vezes acontece no início de qualquer relacionamento. O conceito de interdependência deve estar claro desde o início do relacionamento na mente do franqueado e do franqueador. Este deve ver o franqueado como um cliente e parceiro de valor e o franqueado por outro lado deve ver o franqueador como líder que domina o negócio e que as regras do sistema de franquia formatado por ele devem ser praticadas, antes de qualquer outro processo ou ideia que deseje implantar.

Finalizando, a confiança que o franqueado deposita no franqueador e vice-versa é o caminho para uma relação saudável e lucrativa no futuro. Portanto, sucesso!

Postagem anterior

Setor de alimentação ocupa topo de lista de franquias no Brasil

Próxima Postagem

Shopping Cidade São Paulo e Instituto CCP vão premiar ONG que criar a melhor proposta de transformação social na região da Avenida Paulista

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

Shopping Cidade São Paulo e Instituto CCP vão premiar ONG que criar a melhor proposta de transformação social na região da Avenida Paulista

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.