Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Sandra Coutinho comenta a imagem do Brasil na imprensa estrangeira durante o Retail Executive Summit

Redação de Redação
16 de janeiro de 2019
no Destaque do dia, Notícias, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

A correspondente internacional da Globo Sandra Coutinho, fez uma apresentação sobre a presença do Brasil na mídia internacional. A palestra aconteceu durante o Retail Executive Summit, o mais relevante evento brasileiro de varejo e consumo, realizado nos Estados Unidos, pela GS&MD.

A jornalista destacou que nem sempre o Brasil está em evidência e que os assuntos retratados pela imprensa estrangeira normalmente são política e economia e alguns outros temas, como as características do brasileiro e a preocupação com o meio ambiente, que é destacada pela imprensa americana.

“Naturalmente, nos últimos anos vem acontecendo no mundo inteiro uma grande ênfase na política. Existia uma grande curiosidade sobre o nosso processo político. A partir do momento em que ficou mais ou menos claro o rumo destas eleições, houve uma discussão enorme”, contou.

Sandra falou sobre a visão que os americanos têm do presidente Bolsonaro, que é visto como o “Trump dos trópicos”, que fala o que pensa e é comprometido com uma política econômica liberal.

Ela trouxe o exemplo da revista The Economist, que é referência mundial. A primeira capa que ela mostrou é de novembro de 2009, quando a economia brasileira estava no auge, e quatro meses antes dela ir morar nos Estados Unidos. A imagem é o Cristo Redentor decolando. “Sempre que eu conhecia alguém, a primeira frase era “O Brasil está bombando!” e eu, lógico, ficava superorgulhosa, aqui a crise ainda estava extremamente grave”, contou. A matéria falava sobre o crescimento econômico brasileiro. “Dizia basicamente que o Brasil tinha potencial para ultrapassar a França e o Reino Unido e se tornar a quinta maior economia do mundo, todo mundo tinha essa expectativa”, resumiu Sandra.

Em 2013, a revista mostrava o contrário, com o Cristo Redentor caindo na capa e a pergunta se o país havia se “auto implodido”. “Nesse período houve um declínio muito grande do Brasil no noticiário americano”, falou a jornalista, que explicou: “o que a revista diz é que o país perdeu uma oportunidade, acabou não investindo em infraestrutura, não fazendo uma série de reformas que eram necessárias”.

A terceira capa da The Economist segue a sequência do Cristo Redentor, mas trata de corrupção. “O que as pessoas reais me diziam era “nossa, o Brasil!… O problema de vocês é a corrupção… Mas o que exatamente está acontecendo, me explica aí…” E eu respondia “vocês têm umas três horas?” Eu posso explicar…”, contou a jornalista.

Sandra também falou que o americano de forma geral tem uma boa imagem do Brasil. “O país tem uma imagem muito positiva nos Estados Unidos. Dificilmente você conhece alguém que fala “hã, o Brasil…” Mesmo ao falar de problemas de corrupção é sempre “que pena que o Brasil tem problemas de corrupção”, porque existe uma simpatia muito grande pelo nosso país”, contou. Ela destacou é um estereótipo, mas de certa forma é positivo, porque o jeito de ser do brasileiro é uma das coisas que atraem os estrangeiros para fazer negócios no país.

Ela finalizou a apresentação ressaltando que o varejo brasileiro cresceu o dobro do americano no último ano e que este deve ser um motivo de orgulho.

O que acontece em Nova Iorque não fica em Nova Iorque!

RETAIL TRENDS PÓS NRF 2019

Confira os principais insights e conceitos apresentados durante a NRF Retail’s Big Show 2019. O evento traz um conteúdo exclusivo sob a curadoria dos especialistas do Grupo GS& que estiveram em Nova Iorque e traduzem para o público nacional a melhor forma de aplicar as tendências e novidades mundiais na realidade brasileira.

Postagem anterior

Brasileiros que estudaram em Harvard falam sobre suas experiências na universidade americana

Próxima Postagem

Síntese da Delegação da GS&MD Gouvêa de Souza durante o NRF Retail’s Big Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Síntese da Delegação da GS&MD Gouvêa de Souza durante o NRF Retail’s Big Show

Síntese da Delegação da GS&MD Gouvêa de Souza durante o NRF Retail’s Big Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.