Após três meses de indicadores negativos, o consumo em restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registrou um avanço de 5,6% no faturamento em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2020.
Segundo o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, houve aumento de 12,4% na quantidade de vendas e de 3,8% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de dezembro.
Segundo os pesquisadores da Fipe, os números apresentados podem sinalizar uma reversão do padrão negativo observado nos últimos meses, refletindo o contraste crescente em aspectos econômicos (restrições foram levantadas) e sanitários (vacinação e controle da pandemia).
“Depois de três meses de indicadores negativos, os restaurantes vivenciaram em dezembro um mês positivo em faturamento, quantidade de vendas e número de estabelecimentos que realizaram transações, o que aponta para uma possível recuperação do setor”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.
Apesar da recuperação, os índices ainda estão abaixo ao observados ao período pré-pandemia, em 2019: -25% no faturamento, -38,8% na quantidade de vendas e -6,3% no número de estabelecimentos que realizou transações.
Supermercados registram alta
Já o Índice de Consumo em Supermercados (ICS), que acompanha as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, registrou um avanço de 14% na quantidade de vendas e de 16,7% no número de estabelecimentos que realizou pelo menos uma transação.
Se comparado ao período pré-pandemia, os supermercados registraram aumento de 1,5% no faturamento e 2,8% no número de estabelecimentos que registrou ao menos uma transação, enquanto houve queda de 7,5% na quantidade de vendas.
Imagem: ShutterStock