Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Para clientes, redes de drogarias regionais têm melhor custo-benefício

Grandes redes, no entanto, continuam sendo as líderes em força da marca

Redação de Redação
16 de abril de 2021
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Redes de drogarias regionais têm melhor custo-benefício

Os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor valor percebido (custo-benefício), mostra pesquisa da CVA Solutions sobre o segmento. Grandes redes, no entanto, continuam sendo as líderes em força da marca (a atração menos a rejeição perante clientes e não clientes).

O novo estudo foi realizado em março de 2021 e é o décimo realizado pela CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, subsidiária da CVM Inc. dos Estados Unidos. Foram entrevistadas 5.340 pessoas de todo o Brasil.

Com relação ao valor percebido, o melhor índice foi atribuído à Coop (da região do Grande ABC e interior de São Paulo). São João (Sul), Venâncio (RJ), Drogaria 24 Horas (Região Sudeste) e Ultrafarma (Nacional) vêm a seguir. Os consumidores estão muito satisfeitos com preços, variedade de produtos, qualidade do estabelecimento e atenção dos balconistas, entre outros.

A maior força da marca é da Drogasil, seguida pela Pague Menos, Droga Raia e Drogaria São Paulo.

Digitalização do segmento

No geral, as drogarias são muito bem avaliadas pelos consumidores. O segmento aparece na oitava posição entre os 51 pesquisados pela CVA Solutions. Sua nota é 8,62, em uma escala de 1 a 10. O valor percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de micro-ondas (nota 8,87) e o pior o de planos de saúde (6,93).

Durante a pandemia, as compras online e feitas por aplicativos aumentaram bastante. A adesão dos consumidores a essa facilidade aumentou de 21,4% (2019) para 25,9%. O Sudeste concentra os consumidores que costumam utilizar a internet para comprar produtos nas drogarias (32,9%) e a capital de São Paulo lidera, com 47,4%.

As visitas mensais às drogarias físicas também diminuíram em 2021. Agora, são menos de duas vezes (1,9), sendo que em 2019 a média era duas vezes e em 2018 era de 2,04. O comportamento é resultado do distanciamento social imposto pela pandemia e também da facilidade de realizar as compras mensais de medicamentos e de higiene e beleza pela internet.

Os programas de fidelidade das drogarias aumentaram de 31,2% para 34,2% de penetração. Também o recebimento de e-mail marketing e o impulso para a compra por meio dele aumentou: 24% recebem e-mail de drogarias e, destes, 57% já compraram produtos ofertados por eles.

“Na pandemia, as pessoas vão menos às lojas físicas, realizam suas compras online, buscam ofertas nos programas de fidelidade e estão atentas aos e-mails promocionais recebidos. Ou seja, houve uma importante aceleração digital no segmento”, observa o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti.

Digitalização do segmento

O uso de serviços nas drogarias aumentou bastante entre 2019 e 2021: de 41% para 48%. Os clientes costumam tirar a pressão, tomar injeção, fazer teste de glicemia e testes para a Covid-19. Dessa forma, o valor percebido para quem se utiliza dos serviços é melhor do que os que não usam. Quem utiliza considera o valor percebido do estabelecimento 1,01. Para quem não utiliza, é 0,99.

“Serviço é muito bom para as drogarias. Ajuda a fidelizar o cliente e melhora a avaliação. Também a atenção do balconista e do farmacêutico ajudam a melhorar a experiência e a satisfação do consumidor”, explica Cimatti.

O estudo revela, ainda, que a saúde do brasileiro, em geral, piorou, em comparação a 2019. O isolamento social, fundamental para que se evite o contágio pelo coronavírus, também trouxe o recrudescimento de outros problemas de saúde nos lares. A depressão e a ansiedade aumentaram em 24%, a obesidade em 4%, a hipertensão arterial em 7% e houve um aumento de 9% dos tabagistas.

Confira, abaixo, os nomes das redes de drogarias preferidas pelos consumidores (dentre mais de 44 nomes citados pela CVA Solutions) de acordo com o valor percebido e a força da marca.

Valor percebido:

1º Coop
2º São João
3º Venâncio
4° Drogaria 24 Horas
5° Ultrafarma
6° Panvel
7° Farmais
8° Nissei
9° Drogasil
10° Globo

Força da marca:

1° Drogasil
2° Pague Menos
3° Droga Raia
4° São Paulo
5° Ultrafarma
6° Pacheco
7° Preço Popular
8° Panvel
9° Araújo
10° Nissei

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Ticket Log: Preços dos combustíveis têm leve queda no começo de abril

Próxima Postagem

Total Express aumenta abrangência e reduz prazo de entrega

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar
Inovação

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais
Economia

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples
Economia

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre
Economia

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero
Notícias

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Total Express amplia abrangência e redução de prazo de entrega

Total Express aumenta abrangência e reduz prazo de entrega

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.