Dono das marcas KFC, Pizza Hut e Frango Assado no Brasil, o Grupo International Meal Company (IMC) registrou crescimento de 11,8% na operação de restaurantes no País e de 4% nas vendas totais do sistema para R$ 732,9 milhões. Os números são parte do anúncio sobre os resultados financeiros e operacionais da companhia do primeiro trimestre de 2024.
A IMC reportou uma receita líquida consolidada de R$ 506,7 milhões no trimestre. As vendas digitais emergiram como um pilar fundamental para o crescimento da empresa no período, tendo os canais próprios como parte dessa estratégia. Nesse sentido, a operadora segue o seu planejamento rumo a um novo ciclo de crescimento, mantendo a disciplina financeira e excelência operacional.
O ebitda ajustado totalizou R$ 37,9 milhões, com margem de 7,5%, e o consolidado de “vendas mesmas lojas” (SSS) evoluiu 2,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o Grupo IMC, adicionalmente, continua a buscar excelência nas operações por meio do aprimoramento dos padrões, da correção de deficiências operacionais e da verticalização de produtos com maior valor agregado, mirando a redução da dispersão entre as unidades e a expansão da rentabilidade na loja. Esse indicador, ainda de acordo com a empresa, medido pela margem 4-wall das operações combinadas no Brasil, evoluiu 662bps nos últimos dois anos.
“Neste ano, concluiremos nossa agenda de transformação e, com a companhia reestruturada, vamos acelerar e intensificar nossos esforços no crescimento e na rentabilidade de nossas marcas”, afirma Alexandre Santoro, CEO do Grupo IMC.
Expansão de lojas físicas
A empresa encerrou os três primeiros meses do ano com 569 lojas no sistema, considerando operações próprias e franquias no Brasil e nos EUA, sustentadas por cerca de 12 mil colaboradores – atualmente as lojas próprias representam 54% do sistema total da empresa.
Nos últimos 12 meses, a IMC ampliou seu sistema em 40 lojas, principalmente das marcas KFC e Pizza Hut. Ambas as marcas apresentaram um crescimento combinado de 21,4% no 1T24, ampliando sua capilaridade nas principais regiões consumidoras, desenvolvendo novos formatos e modelos de lojas alternativos que possam acelerar a presença geográfica e impactar positivamente em experiências excepcionais aos clientes.
Segundo Rafael Bossolani, CFO do Grupo IMC, após a importante reestruturação realizada pela companhia nos últimos trimestres, os esforços se direcionam para a otimização dos recursos disponíveis, ao ganho de produtividade e para o aumento do fluxo de caixa operacional, com a finalidade de financiar os investimentos da empresa.
“Encerramos este primeiro trimestre do ano com uma posição total de caixa de R$ 203,6 milhões, uma dívida líquida de R$ 326,3 milhões e um índice de alavancagem financeira de 2,1x (dívida líquida/EBITDA LTM). A posição financeira atual da companhia permite a execução do nosso plano de negócios, sempre buscando a disciplina financeira como um pilar estratégico de crescimento”, revela o CFO.
Visando ampliar a penetração das marcas em canais próprios, além de programa de fidelidade e CRM, os investimentos na frente de transformação digital também seguem como uma das prioridades da empresa. Somente no primeiro trimestre deste ano, as vendas digitais de Pizza Hut, KFC e Frango Assado cresceram 86,2%, representando 44% da receita total.
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