As vendas do e-commerce deverão representar mais da metade do varejo do Reino Unido até 2018. Hoje, o comércio online tem 19,2% do total de vendas do varejo. A expectativa é que ele atinja 33,8% até 2024 e chegue a 53% até 2028.
As informações são parte da pesquisa Digital Tipping Point, da Retail Economics. O relatório indica que os principais fatores para esta mudança são a rapidez, o preço, a entrega em casa, a diminuição das lojas físicas, além de que as gerações Z e Millennials representarão metade da população adulta em dez anos.
Ainda de acordo com a pesquisa, novos modelos de negócios, melhorias de conectividade, tecnologia, mudanças no mercado imobiliário e geracionais incentivam a mistura dos universos físico e online. A tendência, apesar da variedade de canais, é que o online domine as vendas do varejo nos próximos oito ou dez anos.
Esse crescimento do online deve ser incentivado por fatores como: a evolução da jornada do cliente e do gasto online; importância da idade para penetração de categoria; aumento do ritmo e gasto no online; Geração Z e os millennials; entregas domiciliares mais rápidas e baratas; menos lojas, o que impulsiona os consumidores online; melhor conectividade e dispositivos mais potentes; novos modelos de negócios de varejo e aumento da inteligência artificial.
* Imagem reprodução