Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Tem mais Pix que gente no Brasil – e as empresas podem se beneficiar disso

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
16 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Tem mais Pix que gente no Brasil - e as empresas podem se beneficiar disso

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos capitaneado pelo Banco Central (BC), lançado em novembro do ano passado, atingiu 253,5 milhões de chaves em 31 de maio, com 87,6 milhões de cadastros feitos por pessoas físicas e 5,8 milhões por empresas. Segundo a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem aproximadamente 213 milhões de pessoas. Analisar esses números parece um pouco surreal, pois mostra a força que o sistema de pagamentos instantâneo ganhou em tão pouco tempo, ultrapassando inclusive a população do nosso País.

Os dados do Banco Central apontam também que o Pix não veio apenas para ser mais uma ferramenta de pagamento: de novembro de 2020 a maio deste ano, foram realizados 2 bilhões de transações que movimentaram R$1,4 trilhão. Outro dado relevante trazido pelo relatório do BC é que o Pix ganha cada vez mais força no comércio. Em novembro de 2020, 87% das transações eram feitas entre pessoas (P2P) e 5% eram de pessoas para empresas (P2B). Agora, 75% são de P2P e 12% são de P2B.

O crescente interesse das empresas em aderir a sistemas de pagamento instantâneos não é uma mera casualidade. Percebendo esse cenário promissor, outra empresa que adentrou nessa disputa investindo em um sistema de pagamento foi o Facebook. Implementado nos Estados Unidos em 2019 e na Índia desde o ano passado, com mais de 400 milhões de usuários, o WhatsApp Pay foi lançado em maio deste ano no Brasil.

Essas novas ferramentas de pagamento, munidas do crescimento do comércio eletrônico e da necessidade de se ter serviços, ferramentas e funcionalidades cada vez mais presentes, trazem um cenário promissor, mas também desafiador para empresas que buscam se bancarizar.

Esse novo cenário tem permitido a empresas de diferentes formatos e tamanhos oferecerem serviços financeiros. Basta contratar uma empresa que desenvolva a tecnologia necessária para a oferta de serviços financeiros, tendo apenas o trabalho de inserir sua marca nos materiais, como cartões e apps. Empresas de TI têm desenvolvido soluções customizadas para atender às empresas que desejam oferecer serviços financeiros para seus clientes.

Essas soluções são desenvolvidas por um modelo de negócio chamado white label, que nada mais é do que uma plataforma que permite a uma empresa comprar uma solução tecnológica pronta de uma organização, sem precisar investir esforços nesse desenvolvimento. Essa solução pode ser tanto neste formato padrão, ofertado pelas empresas de TI, quanto customizada à necessidade e à realidade da empresa.

Dentro desse cenário, as empresas podem oferecer serviços como cadastro e proposta, pagamentos via Pix, gestão de documentos e atendimento e até conta digital, via web e/ou app.

Disponibilizar soluções financeiras nesse novo mundo impulsionado pelas transformações digitais pode ser a diferença para muitos negócios prosperarem ou não.

João Moressi Jr. é CEO da Opah IT, empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de TI.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Conceitos internacionais de padarias são destaque de workshop

Próxima Postagem

Futuro das redes: o caminho é ser maior ou diferente?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Futuro das redes: o caminho é ser maior ou diferente?

Futuro das redes: o caminho é ser maior ou diferente?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

Nanica estreia na categoria de snacks com lançamento de biscoito artesanal

21 de maio de 2025
Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.